COMUNICAÇÃO

Evento discute a língua neutra e universal

Espanhol, português, inglês, esperanto… A diferença entre essas quatro línguas é que a última não pode ser considerada pertencente a nenhum povo. Criada em 1887 pelo médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, o idioma foi elaborado para ser neutro e universal, não favorecendo ou desfavorecendo nenhuma nação no momento da comunicação. Durante os dias 31 de maio e 3 de junho, esperantistas se reuniram em Curitiba para debater a língua no 53º Congresso Brasileiro de Esperanto.

O evento aconteceu no campus Divina da Uninter e no Memorial de Curitiba. Especialistas se reuniram para discutir a língua que atualmente é falada em 120 países. As atividades aconteceram simultaneamente em várias salas da Uninter, e também no pavilhão étnico de Curitiba, onde jovens da periferia protagonizaram diversas apresentações, o que, segundo o ativista cultural Kenni Rogers Closs, “promove diálogos e quebra fronteiras”.

Durante o congresso foi elaborada uma carta oficial para ser entregue ao presidente da Associação Universal de Esperanto, Mark Fettes, em Lisboa, no 103º Congresso Internacional de Esperanto, em junho deste ano. Segundo o presidente da Associação Paranaense de Esperanto, Jônathas Barros, o Brasil já sediou o evento internacional em 1981, em Brasília, e em 2002, em Fortaleza. Curitiba é uma cidade à frente do seu tempo e que traduz os valores de Esperanto. Ainda segundo Barros, o esperanto é a língua planejada mais falada do mundo.

Juventude esperantista

Além do 53º Congresso Brasileiro de Esperanto, a Uninter sediou o 38° Congresso da Juventude Esperantista Brasileira, que aconteceu paralelamente nos quatro dias de evento. A intenção foi de reunir todos os falantes do Esperanto e interessados pelo idioma, para assistir a palestras, realizar cursos e assistir às programações artísticas oferecidas pela organização do evento.

No último dia do evento, foi realizada a 1º Corrida e Caminhada Esperanto pela Paz e Diversidade, no parque Tingui, às 8h. Foram corridas de 4 km, 8 km e para crianças. Toda a população de Curitiba foi convidada a caminhar pela paz mundial.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

1 thought on “Evento discute a língua neutra e universal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *