EDUCAÇÃO

EJA a distância traz a universidade mais para perto

 

Jovens e adultos não precisam abandonar o desejo de ingressar no ensino superior apenas porque não puderam concluir o ensino médio ou fundamental na idade certa. Segundo o Censo Escolar de 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, o Brasil tinha no ano passado 3,6 milhões de alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quem se viu obrigado a parar de estudar, por razões as mais diversas, agora tem cada vez mais facilidades para recuperar o tempo perdido e concluir os estudos. O curso de Educação de Jovens e Adultos a distância da Uninter, por exemplo, oferece a oportunidade de conclusão do ensino médio em até 18 meses, com flexibilidade e facilidade para o estudante. A iniciativa já existe há sete anos no Grupo Uninter.

O EJA é destinado a pessoas que não cursaram na idade adequada o ensino fundamental ou médio. O CIEBJA UNINTER (Centro Integrado de Educação Básica de Jovens e Adultos Uninter) é uma instituição autorizada para ministrar o curso para a conclusão do ensino médio em quatro estados (Paraná, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul). Ou seja, é credenciada pela Secretaria Estadual de Educação.

Como e onde funciona

O curso tem 13 disciplinas e conta com tutores. As aulas são gravadas e há material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O estudante precisa ir uma vez por semana a algum polo de apoio presencial da Uninter para discutir os temas abordados com outros estudantes e com os professores. Esse encontro é conhecido como “Tira-Dúvidas”.

São envolvidos aproximadamente 60 profissionais. “O diferencial é a estrutura da Uninter, e ter professores de vários cursos para orientar nossos alunos”, afirma a coordenadora do CIEBJA, Maria Tereza Xavier Cordeiro. A coordenação e a área pedagógica, coordenada pelo professor Marlus Geronasso, localizam-se na unidade 13 de Maio da Uninter, em Curitiba.

“O perfil do nosso aluno é aquele que trabalha o dia todo”, explica a professora. As aulas podem ser acessadas pelo aplicativo do Univirtus e são de aproximadamente 15 minutos, com temas específicos. Além de um livro que o estudante recebe por disciplina. “Um dos objetivos é que ele esteja preparado para o ensino superior”, enfatiza a coordenadora.

O curso já acontece em quatro estados: Paraná, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Ao todo, 25 polos diferentes oferecem o EJA a distância. Maria Tereza que ir mais longe e disponibilizar o curso em mais cidades. Já existem processos em andamento em 11 polos no estado de São Paulo, e a expectativa é de que sejam aprovados no segundo semestre de 2018.

“É um curso quase inédito por ser a distância”, avalia. A ideia é realizar a expansão do CIEBJA UNINTER para todos os polos da instituição no Brasil. A coordenadora ressalta que não é um processo fácil, pois a autorização depende da Secretaria de Educação de cada estado em que se deseja implantar a modalidade de ensino. A matrícula para interessados deve ser pelo 0800 702 0500 ou no site do EJA.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

6 thoughts on “EJA a distância traz a universidade mais para perto

  1. Para minha esposa terminar o fundamental, ela tem até a sexta série completa, o que precisa para ela terminar pelo EAD de vocês, só fazer a matrícula?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *