“Está difícil, professor”- uma paródia para a quarentena

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Após dois meses de quarentena, a população brasileira vem adaptando seu estilo de vida para a situação de confinamento. E uma das áreas que mais sofreu impacto foi a dos estudos. Milhares de alunos, que antes ocupavam as cadeiras das salas de aula diariamente, agora se esforçam para aprender na modalidade de ensino a distância. E essa foi uma transformação desafiadora não só para os estudantes, mas também para os professores.

Nessas horas, todo incentivo é válido. Pensando nos profissionais da educação, as Caboclinhas do Oeste criaram uma música para mostrar todo seu carinho aos professores. A homenagem veio em forma de paródia, com a canção “Está difícil, professor”.

A letra foi composta pela estudante de Licenciatura em Música da Uninter, Janete Moraes de Oliveira. Ela mora na cidade de Paraíso (SC) e estuda no polo de apoio presencial de São Miguel do Oeste. Janete começou o curso em março de 2019 devido ao sonho de atuar como profissional no ramo musical.

A música sempre fez parte de sua vida, que toca violão desde pequena, ainda que não de forma profissional. A aluna pretende seguir carreira de compositora, e pensa também em lecionar após formada.

Sobre sua composição, ela conta: “A ideia de fazer a paródia foi devido ao momento de pandemia que estamos passando, e também pela dificuldade que as crianças estão enfrentando para fazer os trabalhos de aula. Por outro lado, tem o esforço dos professores nas aulas online”.

Cantada por Janete e sua filha, Claudia Vitória, a música conquistou fãs com frases como “os professores estão tentando de longe nos ensinar”, e “ele preparava a aula com carinho e muito amor”. A música já obteve mais de 187 mil visualizações e 11 mil compartilhamentos na rede social Facebook, o que mostra o sucesso da composição, que ganha elogios de todos os cantos do Brasil.

Para a composição, Janete também pensou na rotina dos pais ao ajudarem seus filhos nesse novo formato de aprendizado. “Abordei o sistema on-line porque para as crianças está difícil, e muitos pais não conseguem ajudar seus filhos! Surgem muitas dúvidas, pois não houve tempo de prepará-los para essa nova forma de ensino”, ressalta.

Janete ainda enfatiza a importância da arte no momento de isolamento social que nos encontramos: “Para mim, neste momento de quarentena, a música ajuda a passar uma energia positiva, em forma de apoio às pessoas que seguram nosso país”, declara.

Quer conhecer a paródia composta por ela? Basta acessar sua página no Facebook ou no Youtube.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Janete de Oliveira


1 thought on ““Está difícil, professor”- uma paródia para a quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *