Em tempos de Covid-19, portfólio de Pedagogia é apresentado online

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

O artesanato é uma prática comum em todo o Brasil, que gera renda e valoriza a cultura local. Em Ibiassucê (BA), Sueli Aguiar, dona do Armarinho Nova Opção, realiza desde 2019 uma feira de artesanato em que convida artesãs da cidade a expor seus trabalhos. Entre os produtos, peças de crochê e bonecos feitos com materiais recicláveis se destacam.

A Uninter possui um polo na cidade e a aluna de Pedagogia Maria de Fátima Almeida Lisboa decidiu abordar o artesanato local como assunto de seu portfólio de aprendizagem. Maria de Fátima fez seu trabalho em equipe, com as colegas Marlene Souza Primo, Arliane Aparecida Brito e Monica Aparecida da Silva.  O objetivo da atividade pedagógica era incentivar os estudantes a encontrarem projetos de sua região que valorizem a cultura, e apresenta-los em uma exposição no polo.

Por causa da pandemia da Covid-19, as apresentações tiveram de ser realizadas online. Maria de Fátima ficou responsável pela apresentação de seu grupo e ficou entusiasmada com a experiência. “Foi algo muito enriquecedor, pois valorizamos a cultura de nossa cidade e o trabalho das mulheres que confeccionaram essas peças. Muitas dessas artesãs, pelo fato de estarem em casa, ficam deprimidas, por não poderem ajudar com a renda de seus lares, mas com esse projeto isso pode mudar, trazendo mais alegria para elas, o que é muito gratificante”, diz.

Maria Gloria Ribeiro, uma das gestoras do polo, falou sobre a importância desse projeto: “O tema da diversidade cultural, proposto no projeto é de suma importância, pois possibilita a articulação de diversos conhecimentos socioculturais e aproxima os alunos da pesquisa sobre sua região. Além disso, a situação impôs o uso de recursos tecnológicos, pois mesmo a distância, os grupos puderam debater e interagir entre si”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *