Em Boston, no Amapá ou em Uruguaiana, produção multimídia é a interface da EAD

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Um dos maiores desafios para os estudantes que iniciam um curso superior é aprender a se organizar de forma a estudar diversas matérias ao mesmo tempo. Para dar conta de assimilar todo o conteúdo, é essencial acompanhar as aulas dos professores e ler a bibliografia indicada para a disciplina.

Este desafio de estabelecer uma rotina de estudos fica mais fácil se o aluno encontra tudo isso organizado num só lugar, dentro de rotas de aprendizagem que traçam o caminho que ele deve seguir. Esta é missão do setor de Produção Multimídia da Uninter: disponibilizar aos alunos todos os conteúdos dos cursos, organizados de uma forma padrão e comum a todas as disciplinas.

O setor iniciou suas atividades em 2011, com o intuito de elaborar material didático para cursos de extensão com curta duração e acesso online. Devido ao grande sucesso da iniciativa, a demanda cresceu exponencialmente, e hoje o setor desenvolve material para todos os cursos de graduação e de pós-graduação a distância da Uninter.

Esta foi a maneira que a instituição encontrou para garantir o acesso de seus materiais a todos os estudantes, distribuídos nos seus polos de educação a distância em mais de 500 cidades do Brasil – além de outros três polos instalados nos Estados Unidos.

Então, independentemente de estar frequentando um curso presencial em Curitiba, ou acompanhando as aulas a distância no Amapá, em Boston ou Uruguaiana, o estudante encontrará todo o material de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que pode ser acessado através de várias plataformas, inclusive tablets e smartphones.

Além de apresentar conteúdos de forma interativa, em formatos dinâmicos e que prendem a atenção dos alunos, garantindo acesso ao conteúdo completo de maneira fácil, rápida e atualizada, o trabalho desenvolvido pelo departamento possibilita autonomia na aprendizagem.

Fazem parte das atividades do setor de produção multimídia o desenvolvimento de arquivos em PDF das rotas de aprendizagem, slides das aulas gravadas e conteúdos dialógicos (textos que apresentam os vídeos de aulas dos professores).

Só em 2018, o setor teve um total de 3.916 aulas produzidas, um aumento de 50% em comparação com o ano anterior. No segmento de diagramação, o número total em 2018 foi de 148.462 slides, 12% maior que os 132.896 diagramados em 2017.

Vale ressaltar que um dos grandes trunfos para o sucesso deste departamento é a equipe multidisciplinar que está por trás de tudo. Revisores de texto, designers, programadores e ilustradores são os responsáveis pela preparação de um material didático que visa muito mais do que apenas atender aos requisitos do ministério da educação.

O desafio é aproximar os milhares de alunos que estudam na Uninter do conhecimento e das habilidades que eles buscam desenvolver em seus cursos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *