As rotas que levam o aprendizado mais longe

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

“Professor, cadê o livro? Não consegui pesquisar nada! Dá pra repetir? O que vai cair na prova?” Quem dá ou já deu aulas conhece bem essas expressões. Agora, imagine como seria mais fácil se tudo isso estivesse reunido num só lugar: o conteúdo preparado pelo professor, a cópia do livro, a indicação do lugar para pesquisa e o professor repetindo a aula tantas vezes quantas necessárias, sem se cansar.

Pois foi exatamente o que fez o setor de Produção Multimídia do Centro Universitário Internacional Uninter para os seus cursos presenciais e de educação a distância. Não importa se estejam em uma sala de aula num dos quatro campi de Curitiba ou dentro de casa em São Paulo, ou no Amapá e no Rio Grande do Sul, os mais de 190 mil alunos dos cursos presenciais e de EAD da instituição dispõem desta facilidade literalmente na palma da mão.

O setor de Produção Multimídia surgiu em 2011 voltado à elaboração de material didático para cursos de extensão da Uninter. O propósito era produzir cursos com curta duração para acesso online. Deu tão certo que no mesmo ano o setor começou a desenvolver material para os cursos de pós-graduação EAD no mesmo formato. Já no ano seguinte, iniciou a criação das rotas de aprendizagem para cursos de graduação a distância.

Os números atestam a importância do setor e revelam como ele tem contribuído para estabelecer uma nova relação do estudante com o seu aprendizado. Desde 2013 já foram produzidas 8.879 aulas. Só de 2016 para cá, a equipe desse setor contemplou 477 disciplinas e desenvolveu 103.249 slides usados pelos professores nas gravações das videoaulas.

Esse trabalho todo se traduz nas rotas de aprendizagem, que funcionam como um roteiro de estudos para o aluno, reunindo num único arquivo as videoaulas, textos preparados pelos professores, a versão digitalizada do livro base da disciplina, além de links com sugestões de leituras ou fontes de pesquisas para os alunos que queiram se aprofundar sobre o assunto abordado.

“Tudo isso utilizando a linguagem e os recursos visuais encontrados na internet para a construção de um material didático digital que seja visualmente agradável, interativo e que, principalmente, funcione como um facilitador para o aluno no seu processo de aprendizagem”, diz o supervisor do setor de Produção Multimídia, Mauro Costa Filho. “A ideia é trazer tudo o que se encontra no ambiente online, na web, navegando em sites e trazer para dentro do material de estudo. Com essa mesma linguagem, lúdica e divertida”.

Como a tecnologia está sempre em evolução, a equipe da Produção Multimídia precisa estar atenta às mudanças para incorporá-las aos métodos de aprendizagem. Uma das evoluções mais importantes foi a migração para a versão HTML, que permitiu conteúdos em multiplataformas. Ou seja, o aluno da Uninter também pode acessar os materiais de estudo em smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis.

Hoje, o setor tem 38 colaboradores, entre designers gráficos, programadores, ilustradores, analistas revisores de texto e designers educacionais, sendo responsável pela construção das rotas de aprendizagem, diagramação e preparação dos slides de apoio aos professores e projetos voltados às mídias digitais. Os materiais continuam com o formato que auxilia na compreensão dos temas abordados nas aulas, de maneira interativa, mas agora em um único arquivo.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *