RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Aluno de Caçador marca presença em conferência de direito internacional nos EUA

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Pequenas atitudes cotidianas podem ter um grande impacto no desenvolvimento de um estudante. Vivenciar o dia a dia da profissão e conviver com profissionais da área, por exemplo, são ações que certamente potencializam o aprendizado durante um curso de graduação. Agora, imagine se isso tudo vier acompanhado de uma viagem para o exterior, com a participação em um evento internacional da área?

Essa foi a experiência do acadêmico de Relações Internacionais da Uninter Cláudio Antônio Klaus Júnior. O jovem de 22 anos participou da J. Reuben Clark Law Society Annual Conference, de 27 a 29.02.2020, na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.

A conferência é o maior encontro da Sociedade J. Reuben Clark e, neste ano, contou com mais de 400 advogados, estudantes e profissionais do direito de todo mundo. Cláudio conta que o encontro abordou dois temas principais: a ética e a imparcialidade. Além de promover palestras e debates, a conferência ofereceu a oportunidade de fazer contato com profissionais destacados da área.

“Além das grandes palestras, o evento foi uma ótima ferramenta para conhecer mais sobre a área jurídica internacional, contando com participantes de diversos continentes, incluindo Ásia, Europa e África”, relata o aluno, que se disse surpreso pela rede de contatos que criou durante a participação.

Cláudio, que sempre foi descrito pelos colegas como “diplomático”, escolheu o curso de relações internacionais por identificar em si mesmo uma “veia internacional” e um desejo grande de mudar o mundo.

Para poder participar do evento, ele precisou se organizar com bastante antecedência. Estudante do polo da Uninter em Caçador (SC), em 2019 ele fez parte do Grupo de Pesquisa Estudos Políticos e Internacionais, do Programa de iniciação Científica da  Uninter.

Orientado pelo professor Eduardo Biacchi, o acadêmico teve de enviar artigos para se candidatar à participação no congresso. Mas os desafios de Cláudio não pararam por aí, ele ainda precisou realizar uma vaquinha online para arrecadar fundos e transformar o sonho da viagem em realidade.

A conferência em Phoenix não foi a primeira aventura de Cláudio no exterior, que tem um passaporte repleto de carimbos. Envolvido em projetos ambientais, sociais e ONGs desde a época da escola, ele já havia participado de experiências em outros países. Já esteve no Arizona (EUA), em uma missão religiosa; aprendeu sobre empreendedorismo na Cidade do Cabo; foi ao Azerbaijão para uma escola de inverno sobre multiculturalismo; e já visitou a Universidade de Calgary no Canadá.

“As participações nesses eventos me ajudaram a colocar em prática aquilo que aprendo em meu curso superior e também muitas outras coisas, que só podem ser aprendidas no contato com os profissionais da área”, afirma o acadêmico, que também busca trazer suas contribuições para os eventos nacionais.

Em 2019, Cláudio participou de três eventos científicos no Brasil: Encontro de Grupos de Pesquisa na FURB Blumenau, Congresso Comemorativo dos 20 anos do Núcleo de Estudos Avançados em Direito Internacional da PUC-PR, e ainda do XV ENFOC, da Uninter.

Sobre a sociedade

A J. Reuben Clark Law Society, criada em 1987, é uma organização internacional de operadores do direito profissional. Tem três pilares fundamentais: o serviço jurídico pro bono (gratuito), a propagação de valores éticos e a defesa da liberdade religiosa. Para saber mais sobre as experiências de Cláudio, você pode acompanhá-lo em seu perfil do Linkedin, onde ele compartilha relatos de suas aventuras.

Embed HTML not available.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Pessoal/Cláudio Antônio Klaus Jr.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *