10 respostas sobre o EJA a distância. Tudo para concluir o ensino médio

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Concluir o ensino médio é um sonho para muitos jovens e adultos que, por algum motivo, precisaram interromper os estudos. Isto porque, além de ficarem impossibilitados de realizar vestibulares para cursar o ensino superior, muitas vagas de emprego exigem a conclusão do ensino médio.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma alternativa para aqueles que desejam concluir esta etapa do ensino. O curso dá a certificação em menor tempo do que no ensino regular e, no caso da educação a distância, o aluno pode fazer o próprio horário de estudo, com apenas algumas aulas presenciais.

A Uninter, através do Centro Integrado de Educação Básica para Jovens e Adultos (CIEBJA), tem autorização da Secretaria da Educação do Paraná para dar aulas e certificar os estudantes desde 2011. “Foi uma solicitação do professor Wilson Picler, que percebendo que alguns candidatos da graduação não tinham o ensino médio completo, viu a necessidade de ofertar o curso para capacitar os alunos para o ensino superior”, conta Maria Thereza, responsável pelo curso EJA da Uninter.

O projeto começou em 2008 e o curso teve início em 2011, atendendo cerca de 2 mil alunos por ano. Mas quando se fala em educação a distância, surgem muitas interrogações. Por isso, a professora tirou algumas das dúvidas mais frequentes sobre essa modalidade de formação.

01. Como conseguir uma certificação válida?

Existem duas formas de conquistar a certificação legal do ensino médio. A primeira é fazendo a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), que acontece uma vez ao ano. A outra maneira é realizando um curso EJA que tenha autorização da Secretaria de Educação do Estado para certificar os alunos.

“Muitos ofertam um curso preparatório dizendo que o aluno irá concluir o ensino médio em seis meses, porém é necessário que consiga a média na prova do ENCCEJA, que acontece só uma vez no ano, e a certificação vem só quase seis meses depois da prova. Há cursos também que aceitam pessoas de outros estados sem as aulas presenciais e com certificado, mas que muitas vezes não são aceitos pela Secretaria do Estado. Fazendo o curso da Uninter, não é necessário que se faça a prova do ENCCEJA”, explica Maria Thereza.

02. Quais polos de apoio presencial podem oferecer o curso?

Para conseguir autorização das Secretarias de Educação de cada Estado, a Uninter abre um processo administrativo, solicitando que o polo de apoio presencial, já autorizado a oferecer graduação, também possa ofertar o EJA. Para que seja aceito, o Conselho Estadual de Educação, que administra esses processos, faz uma visita para analisar toda a parte de infraestrutura: se tem acessibilidade, profissionais capacitados, materiais didáticos e se o ambiente virtual está adequado para atender os alunos.

Segundo Maria Thereza, o processo é lento e passa por vários órgãos da Secretaria de Educação, até ser aprovado e sair no diário oficial. Até hoje, todos os requerimentos da Uninter foram aceitos e a instituição conta com 42 polos autorizados. Depois de três anos atuando apenas no Paraná, em 2014 a Uninter começou a expandir a oferta do EJA para outros estados, e hoje está no Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

03. Qual é a legislação que regula a oferta do EJA na modalidade a distância?

“A legislação dessa expansão de uma instituição que está sediada em um Estado e quer abrir polo em outro é nova, de 2016, mas cada estado foi regulando depois. Tem estado que regulou o ano passado e tem estado que não tem o regulamento ainda. Por isso, há estados que não nos aceitam e em alguns estados que nos aceitam nós estamos ainda em análise para ver a viabilidade”, conclui Maria Thereza.

A instituição de ensino está credenciada e o curso EJA reconhecido pelas Resoluções da Secretaria de Estado de Educação do Paraná – Credenciamento da Instituição de Ensino: Resolução SEED/PR nº 3.176/2016, D.O.E. 16/08/2016. Reconhecimento do Curso: Resolução SEED/PR nº 3.177/2016, D.O.E. 16/08/2016.

04. Quem pode se matricular?

O curso do EJA é voltado para aqueles que não fizeram ou fizeram parcialmente o ensino médio, que já concluíram o ensino fundamental e que tenham 18 anos completos. Menores de idade precisam estar, obrigatoriamente, matriculados no ensino regular. A Uninter também trabalha com o reaproveitamento de matérias já concluídas.

“Nós reaproveitamos o histórico de pessoas que já fizeram a prova do ENCEJA e só não passaram em algumas disciplinas, assim dando apenas as aulas que o aluno necessita, dispensando as outras e concluindo o curso sem ter que fazer a prova do ENCEJA novamente. Quem já fez parte do Ensino Médio, também pode terminar e concluir pelo curso do EJA. O aluno vai trazer o histórico, nós vamos analisar e dispensá-lo das disciplinas já concluídas”, diz Maria Thereza.

É importante que o aluno seja de algum estado autorizado e tenha disponibilidade para ir até o polo de apoio presencial mais próximo uma vez por semana, por conta das aulas presenciais obrigatórias.

05. Como funcionam as aulas?

Por ser um curso EAD, a maior parte das aulas do EJA é ministrada virtualmente, por meio de videoaulas e materiais disponibilizados pelo Univirtus. Além disso, também conta com uma aula semanal obrigatória em que os alunos podem tirar dúvidas do que eles já estudaram e das aulas que assistiram.

Apesar de ser uma instituição de ensino separada do Centro Universitário Internacional Uninter, o CIEBJA conta com apoio de professores dos cursos de licenciatura da Uninter, livros impressos feitos pela Editora Intersaberes próprios para a EJA, laboratórios dos polos e ferramentas dos kits dos cursos de graduação que podem ser usadas para experimentos das disciplinas. Segundo a professora, a qualidade do curso é muito superior por conta do suporte que recebem da instituição.

O curso completo tem o período de 18 meses e carga horária de 1.200 horas.

06. Como são feitas as avaliações?

Como o curso é ofertado por disciplina, em cada uma delas são realizadas cinco avaliações. A professora explica que “todas são feitas no ambiente virtual de aprendizagem. Algumas com consultas, outras sem. A prova final para que ele seja aprovado na disciplina é feita no polo, com a presença do orientador, individual e sem consulta. Existem trabalhos interdisciplinares, que podem ser feitos em equipe ou individual, dependendo da proposta.” E ainda existem as avaliações chamadas de “apols”, que servem para que o aluno possa fazer uma autoavaliação do que está aprendendo.

07. O que se ganha, além do certificado?

Muitas vezes os alunos chegam no curso apenas com o objetivo de ter o diploma, mas Maria Thereza diz que ao chegar nas aulas eles se deparam com “algo maior, e percebem que tem condições de aproveitar ainda mais o contato com uma instituição de ensino superior. O aluno já começa a ver com qual curso de graduação se identifica mais, qual área do conhecimento que ele poderá aplicar no seu dia a dia”. A professora também afirma que estar no ensino a distância faz o aluno sentir que pode traçar seu próprio caminho, por ter um estudo mais individual, que depende mais dele.

08. Quanto custa?

Por ser uma instituição privada, o curso tem um custo de 18 parcelas de R$ 145,00. A depender de dispensa de disciplinas já concluídas, esse custo pode diminuir, variando de acordo com a carga horária dispensada.

09. Como se matricular?

As matrículas para o curso podem ser feitas de três maneiras:

  1. Pelo site: https://www.uninter.com/eja/.
  2. Pelo telefone: 0800 702 0500
  3. Presencialmente, no polo de apoio mais próximo (confira a lista aqui).

As inscrições para o ano letivo de 2020 estão abertas até o dia 22 de fevereiro.

10. O EJA da Uninter dá desconto para o ensino superior?

A Uninter sempre visou oferecer o curso na intenção de capacitar os estudantes para o ensino superior. Por conta disso, os alunos formados no EJA Uninter têm o benefício de 20% de desconto em qualquer curso da instituição. Para Maria Thereza, “é importante para ele que continue, pois já conhece o polo, sabe como funciona o ambiente virtual. É muito mais fácil para ele dar continuidade. Claro que que terá demandas próprias da graduação, exige mais dedicação do próprio aluno, mas já conhece e facilita o estudo”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


4 thoughts on “10 respostas sobre o EJA a distância. Tudo para concluir o ensino médio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *