SEGURANÇA

Violência doméstica é mais do que se pensa

A pessoa é casada e, no começo de cada mês, é obrigada a entregar seu salário para o companheiro. Pouca gente sabe, mas trata-se de um caso de violência doméstica. Outro exemplo: você pede o cartão de crédito emprestado à sua mãe para fazer uma compra, mas quando a fatura chega, você deixa a conta para ela. Isso também pode ser considerado um caso de violência doméstica.

Mas, afinal, o que caracteriza a violência doméstica? Segundo a Lei Maria da Penha, a violência doméstica é um abuso físico ou psicológico de um membro de um núcleo familiar em relação a outro, com o objetivo de ter a pessoa sob controle. O abuso pode ocorrer por meio de ações ou de omissões.

Os professores Dorival da Costa e Raquel Barcelos, do curso de Serviço Social da Uninter, fizeram palestra sobre o tema em novembro passado no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Com o tema “Violência Doméstica”, os professores convidados mencionaram diversos casos de violência que surpreenderam o público, mostrando que ainda há muito desconhecimento a respeito do tema.

O trabalho contra a violência doméstica é uma iniciativa do Conselho Nacional da Justiça (CNJ): “Na cidade de fazenda Rio Grande não é a primeira vez, já tivemos vários eventos que abordam esse tema. E aqui nós sabemos que existem muitos casos de violência doméstica”, discorre a advogada e vice-presidente do Conselho da Comunidade, Vera Alice.

O diretor da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, Rodrigo Berté, foi um dos responsáveis pelo evento. “Nesse programa temos uma parceria de quase um ano, quando assumi a presidência do Conselho da Comunicação, órgão da execução penal”.

Tipos de violência doméstica

A professora Raquel Barcelos falou sobre alguns casos específicos que são considerados violência doméstica, como: violência física, sexual, psicológica, financeira, perseguição. O exemplo mencionado no começo do texto, o do cartão de crédito emprestado, caracteriza-se como uma violência financeira.

Segundo o CNJ, na pesquisa O poder judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha 2018, em 2017 houve 452.988 casos novos de violência doméstica contra a mulher, um número que aumentou 12% referente ao ano de 2016, que apresentou 402.695 casos no Brasil.

Em uma pesquisa realizada pelo CNJ em 2017 no Paraná, a cada 1.000 mulheres, 20 sofrem violência doméstica, um caso a cada 16 minutos. No mesmo ano foram iniciados na Justiça Estadual 14.280 processos de execução penal em violência doméstica contra a mulher.

 Ajuda

A APAV Violência Doméstica, uma associação a vítimas da violência, indica como saber se você é uma vítima ou não. Aqui estão 3 perguntas que permitem identificar casos de violência doméstica:

  • Tem medo do temperamento do seu namorado ou da sua namorada?
  • Tem medo da reação dele(a) quando não têm a mesma opinião?
  • Não pode estar com os seus amigos e com a sua família porque ele(a) tem ciúmes?

Se você se identifica com um dos casos acima, é recomendado procurar a delegacia da mulher mais próxima da sua cidade. Na capital paranaense existe a patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, que oferece apoio específico a estes casos.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Fazenda Rio Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *