Varejo “figital”, a união de dois mundos

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Sim, você não leu errado, é figital mesmo. Esse é o novo termo do mundo dos negócios. Uma palavra que surgiu para representar a união entre os varejos físico e digital. Assim como o mundo dos negócios se adapta às mudanças e inovações do dia a dia, novos termos surgem para representar essas mudanças.

Pouco tempo atrás, para pegar um táxi era necessário ficar na rua com o braço levantado e torcer para que o motorista visse o sinal. Hoje, graças ao avanço da tecnologia, é possível chamar um táxi pelo smartphone, com poucos cliques. Existem aplicativos específicos que levam o motorista mais próximo ao local do cliente, através da geolocalização presente nos telefones. Esse é um perfeito exemplo da integração entre digital e físico, e o varejo segue essa tendência.

As empresas buscam as melhores oportunidades no mercado, e com a alta velocidade das mudanças e inovações tecnológicas, o varejo se adapta, buscando a otimização dos processos. O varejo figital chega para representar essa integração. Ambos os meios são particulares e possuem vantagens e desvantagens, sendo que um o complemento do outro.

O varejo digital acompanha as mudanças no comportamento do consumidor e é o canal de vendas com maior crescimento atualmente. As pessoas têm mudado seu comportamento na hora de comprar. Hoje, antes de realizar uma compra online, o consumidor tem a possibilidade de pesquisar preços e comparar com as mais diversas lojas, chegando assim na opção que tem a melhor oferta. Por isso, ter um e-commerce é muito mais do que uma tendência, é uma questão de sobrevivência.

O varejo digital é atrativo e possui pontos relevantes para os clientes. É um meio dinâmico e personalizado, o que contribui para que ocorra a melhor experiência possível. Para as empresas, a possibilidade de integração dos canais de venda, o aumento da segurança e a diminuição na inadimplência são fatores muito relevantes.

Por sua vez, o varejo físico ainda possui muito valor. Apesar de não ser mais uma tendência em constante expansão, faz parte dos hábitos de consumo do país. Quem não gosta de fazer um passeio no shopping, ou ir em alguma loja de seu interesse? Sozinho ou com a família, esse momento de ir à loja física, além de ser um momento de compra, torna-se um lazer, algo que muitos não abrem mão.

Por vezes, realizar compras online não é uma tarefa fácil. Para comprar uma roupa, muitos preferem o ambiente físico, o visual e o tato. Nesse caso, é importante sentir o tecido da roupa, experimentar a peça, ver ao vivo a exata tonalidade da cor, coisas que não são possíveis pelo online. Além disso, existe a dificuldade dos tamanhos: o “M” de uma marca pode ser o “P” de outra. Comprar online às vezes é um risco que muitos não estão dispostos a correr.

Os mercados oferecem ao cliente a possibilidade dessa integração entre o físico e o digital. Muitos já possibilitam fazer compras físicas dentro do estabelecimento e pagar em caixas digitais, com o próprio cliente fazendo o processo sem o intermédio de nenhum funcionário. Também já existe a possibilidade do cliente fazer as compras de maneira totalmente digital, sem interação humana, indo até o estabelecimento para pegar os itens que deseja e controlando suas compras através do aplicativo do próprio mercado, por onde faz o pagamento por cartão ou até mesmo por pix. O Carrefour é uma das empresas que disponibilizam esse serviço.

Essas compras presenciais são muito importantes e funcionam como um complemento ao varejo digital. Juntamente com o e-commerce, os negócios podem ser alavancados em conjunto, com as estratégias corretas. Curiosamente, a evolução tecnológica valoriza cada vez mais as características do varejo físico.

Além de ser um momento de lazer, o fato do cliente receber um atendimento personalizado e sair com o produto em mãos é algo a que se dá muito valor, muitos buscam esse conforto. O varejo físico e o varejo digital andam de mãos dadas, e a tendência é que essa realidade se intensifique ao longo dos anos.

Na última sexta-feira, 09.abril.2021, no programa Negócios e Tendências da rádio Uninter, a professora e apresentadora Aline Eberspacher recebeu Elizeu Alves para uma conversa sobre o tema Varejo Figital e as tendências do mercado. O programa é organizado pelos professores de Pós-graduação da área de negócios e ocorre todas as sextas-feiras, às 15 horas.

Você pode acompanhar o programa na íntegra pelo Youtube, ou pelo Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *