A atuação do nutricionista na equipe multidisciplinar de terapia

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O trabalho de um nutricionista vai muito além da mera prescrição de dietas, pois este profissional é responsável por avaliar os impactos da alimentação na saúde das pessoas, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar a seus pacientes. Através de uma alimentação saudável, adaptada o estilo de vida de cada um, pode-se tratar e prevenir doenças nas pessoas.

Para falar da importância desta atividade profissional e das possíveis carreiras que podem ser seguidas área, o professor do curso de Nutrição, Fernando Brandini, do polo da Uninter em Brasília (DF), convidou a nutricionista Patrícia Fabianne Silva dos Santos para um bate-papo.

Patrícia é formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (PUC-DF), é especializada em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos, e atualmente é coordenadora da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) no Hospital de Base do Distrito Federal.

Durante a live, foi abordada a terapia nutricional, que é um conjunto de procedimentos terapêuticos para a manutenção e/ou recuperação do estado nutricional de um paciente. Ela é dividia em terapia nutricional enteral (TNE), e terapia nutricional parenteral (TNP).

Em alguns hospitais, a EMTN funciona como uma equipe de apoio, que ajuda a equipe médica responsável pelo tratamento dos pacientes que possuem diferentes doenças. Mas a EMTN também pode atuar na avaliação do quadro clínico do paciente, fazer prescrição nutricional, verificar o condicionamento físico, tudo isso mediante uma solicitação da equipe assistencial.

“Os profissionais exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para compor uma EMNT são o nutricionista, o médico, e o farmacêutico”, explica Patrícia.

A nutricionista destacou que a EMTN é formada por profissionais da saúde que têm por objetivo reconhecer a política hospitalar, identificar procedimentos e recursos que o hospital disponibiliza para os pacientes, e também fazer um controle da incidência de desnutrição.

Fernando lembra que um paciente bem nutrido tem melhores chances de alcançar a recuperação e reestabelecer sua saúde rapidamente. “O paciente que tem uma boa nutrição se recupera melhor, e também caem as chances de a pessoa ir a óbito”.

A nutricionista destacou a importância do trabalho em grupo na recuperação do paciente que está internado. “Prescrever uma dieta só tem importância quando a enfermeira acompanha a alimentação do paciente no dia a dia. Deve haver uma relação com toda a equipe, todos os profissionais da saúde envolvidos devem entender que aquele alimento é um dos fatores que contribuem para que o paciente permaneça o menor tempo possível internado no hospital”.

A dieta de um paciente é mais complexa do que parece, pois existe todo um caminho desde a preparação do alimento até o momento da refeição, que inclui uma série de protocolos a serem seguidos. Para que a refeição chegue até ao paciente da maneira mais adequada, é preciso seguir regras durante a manipulação do alimento na cozinha do hospital, e também devem ser colocados rótulos nas embalagens para que os alimentos não se misturem, pois cada paciente tem uma dieta especifica.

A EMTN segue indicadores da terapia nutricional. Questionários são preenchidos diariamente nos hospitais, incluindo os números de pacientes que foram internados, como foi feita a triagem dos pacientes, quantos deles são desnutridos e precisam ser acompanhados pelo nutricionista.

A live completa está disponível na página do curso no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Igesdf


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *