Bolhas ideológicas alteram o sentido das mensagens midiáticas

Autor: Milena Souza – Estagiária de Jornalismo

A mídia possui o poder de moldar a opinião do público, e com isso exercer influência na vida das pessoas. Além de ser uma grande divulgadora de conhecimento e informação, a imprensa possui grande relevância para a democracia. Por isso, o jornalista precisa refletir sobre como o público vai receber a mensagem que produz, visto que cada um tem suas opiniões e consome o conteúdo com o qual mais se identifica, num reflexo daquilo que ficou conhecido como “bolhas ideológicas”.

Francisco Fernandes Ladeira, mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João(MG), publicou na Revista Uninter de Comunicação o artigo intitulado Reflexões sobre a mídia: Público e Manipulação. O estudo, de caráter bibliográfico, aborda as relações entre público e mídia e investiga o quanto os veículos moldam as opiniões do seu público.

“As diferenças individuais de cada membro da audiência, a vivência em determinado ambiente, e o contexto de recepção e pertencimento a um grupo social são considerados questões determinantes para influenciar a atenção para a mídia”, explica Ladeira. Para ele, independente do veículo comunicacional, os estímulos gerados pela mídia influenciam a sociedade. No entanto, o receptor recebe a mensagem de acordo com a sua ideologia e bagagem cultural.

Ladeira ressalta que cada pessoa está dentro de uma “bolha ideológica”, o que faz com que tenha maneiras diferentes de interpretar os fatos noticiados. “A mensagem midiática só será aceita pela audiência se ela estiver condicionada pelos seus valores e crenças, caso contrário a influência dos meios de comunicação será inócua”, ressalta Fernandes.

A produção de conteúdos midiáticos, por sua vez, é determinada por vários fatores, entre eles, as questões tecnológicas, culturais, econômicas e políticas. Todas essas condições interferem na produção dos conteúdos.

“Pode-se considerar que a manipulação midiática ocorre através dos seguintes elementos: produção e construção da notícia com a seleção dos acontecimentos considerados como interesse público; o tratamento dado a uma informação; emissão de juízo de valores, escolha das fontes a serem ouvidas, amplificação de um fato, enquadramento da realidade, em detrimento de outros pontos de vistas possíveis.”

Ladeira conclui que o poder de influência da mídia é relativo, pois seus efeitos dependem da forma como o receptor da mensagem a processa. A identificação ideológica do público tem o poder de alterar o sentido da mensagem original.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *