MEIO AMBIENTE

Vamos abolir o canudinho para o Planeta não entrar pelo cano

Já imaginou a quantidade de lixo que é descartado nos oceanos? A cada ano, cerca de 13 milhões de toneladas de lixos plásticos chegam até os oceanos causando danos irreparáveis ao ecossistema e à vida humana. Danos também são causados por outros poluentes, como o esgoto, metais, produtos químicos etc. A maior parte da poluição é causada principalmente por dejetos industriais. Isso significa que 80% da poluição marinha é originada na superfície terrestre, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“A sociedade está mais consciente com os desenvolvimentos sustentáveis mundial”, diz o diretor da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, Rodrigo Berté. Ele participou no último dia 8 do Seminário Comemorativo do Dia do Meio Ambiente, no teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O evento se estendeu do dia 5 ao dia 8. Nele, foram debatidas as questões ambientais, apresentando as estratégias de preservação e gestão para combater os estragos na natureza.

No primeiro dia, os professores Augusto Lima da Silveira e Sandra Maria Lopes abriram a mediação da conversa com o tema “Ações para um mundo sustentável”. No segundo dia, a professora Marcia Maria Fernandes de Oliveira debateu o tema “A relação entre as questões ambientais e a ocorrência de câncer”. No dia 7, quem assumiu a conversa foi Rodrigo Berté. Dia 8, foi a vez do tema “A inserção do Brasil nas políticas ambientais internacionais”, com o professor Rafael Pons Reis.

No encerramento do encontro, os alunos de diversos cursos do polo de apoio presencial da Uninter em Fazenda Rio Grande foram ao Teatro Municipal e se juntaram a alunos da escola técnica de meio ambiente da cidade e servidores da prefeitura para falar sobre “A plenária de educação ambiental”, com os professores André Maciel Pelanda, Rodrigo Berté, Sandra Maria Lopes e Ivana Busato.

Ainda dá tempo de mudar

Atualmente se vê uma preocupação maior com o meio ambiente e dos impactos negativos do homem com suas intervenções. Medidas são adotadas para que os estragos sejam menos agressivos ao ecossistema. “A educação ambiental ainda é um assunto muito discutido no Brasil. Nela, o indivíduo tem o acordo de fazer o bem comum em uma determinada comunidade”, explica a professora Sandra Maria Lopes.

Trabalhos que envolvem a questão ambiental é de extrema importância para que os acadêmicos se envolvam em assuntos relacionados ao ecossistema. “Os temas visam a proteção do meio ambiente e os alunos começam a criar novas expectativas com o desenvolvimento dessas atividades”, explica o professor de Ecologia da Uninter André Maciel Pelanda.

Exemplo vem de fora

No Rio de Janeiro foi aprovada uma lei que proíbe a venda de canudinhos descartáveis em bares, restaurantes e quiosques. A ideia é fazer com que a população diminua o uso de materiais que possam causar danos ao meio ambiente. No lugar dos canudos plásticos, os estabelecimentos devem comercializar apenas canudos de papel biodegradável ou recicláveis.

O exemplo tem como base os países europeus e norte-americanos, onde já é proibido a venda e comércio desses materiais em muitas cidades. Com isso, o Rio de Janeiro se torna a primeira cidade do Brasil a banir o uso dos canudos plásticos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *