SUSTENTABILIDADE

Uninter cria grupo de trabalho para atender ao objetivo da ONU

Tudo começou em 2015, durante um encontro de representantes dos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Nesta conferência, foram firmados 17 objetivos para o estímulo de uma sociedade mais saudável em todos os aspectos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma das metas da Agenda 2030 está diretamente ligada à sustentabilidade, com o propósito de “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres” objetivo 15.

Para discutir o 15º objetivo da agenda, a Uninter realizou no último dia 13 o 4º Ciclo de Estudos ODS – 3º Encontro de Ecossistemas Terrestres, Desertificação e Biodiversidade, no campus Garcez da instituição, em Curitiba. O evento também realizou o fechamento da Semana do Meio Ambiente promovida pela Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades.

O evento aconteceu com a parceria da Uninter com outras instituições, são elas o SESI- PR, Cifal, Faculdade da Indústria, CELEPAR, UniTar, e a Rede Brasil do Pacto Global. Para discutir temas voltados à conservação da natureza, em especial as florestas, rios e mares, quatro palestrantes fizeram debates, cada um voltado à sua área de atuação prática.

Foram eles: Diva Irena da Paz Viera, coordenadora do Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento de Pesquisa do SESI-PR, Bernadete Brandão da Eco-Design, Luis Alberto Miguez, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e Cassiano Schneider, diretor da Malinovski Florestal. O mediador da conversa, foi o coordenador do curso de Serviço Social da Uninter, Dorival Costa. Preservação da biodiversidade e tráfico de animais também foram temas discutidos pelos palestrantes.

Segundo o reitor da Uninter, Benhur Gaio, que fez uma fala na abertura do evento, a questão da sustentabilidade faz parte dos aspectos curriculares dos cursos da instituição, agregando valores à formação profissional. “Eles [estudantes] deverão levar isso para sua vida de uma forma geral e, assim, promover melhorias no nosso Planeta”, disse Benhur. Junto a entidades parceiras, a Uninter soma esforços para trabalhar o desenvolvimento sustentável em todas as áreas.

GT de Sustentabilidade Uninter

A noite do dia 13 também foi marcada pela implantação oficial do Grupo de Trabalhos de Sustentabilidade da Uninter. O GT será responsável pela elaboração, monitoramento, avaliação e revisão do Plano de Gestão de Logística sustentável da instituição.

“Nós criamos o GT com vários profissionais de diversas áreas, dentro de todos os cursos, compondo todo nosso grupo. Em especial, relação também as compras sustentáveis na área corporativa, ou seja, na Uninter agora as nossas compras passaram com uma avaliação sustentáveis do fornecedor”, disse o diretor da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da instituição, Rodrigo Berté,

Firmado pelo reitor da Uninter, o GT de Sustentabilidade será responsável pela elaboração, monitoramento, avaliação e revisão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS) no âmbito de toda a instituição, em consonância com as regras estabelecidas na resolução 89/2014 – CEPE e deliberações da legislação dessa área.

Os integrantes do GT Sustentabilidade

Rodrigo Berté, presidente do GT de Sustentabilidade Uninter

Izabelle Rodrigues, secretária do GT de Sustentabilidade

Mariana Monfort Barbosa, representante da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios

Renata Adriana Mendes Garbossa, representante da Escola Superior de Educação

Dayse Mendes, representante da Escola Superior Politécnica

Eduardo Gomes, representante da Escola Superior de Gestão Pública, Jurídica, Política e de Segurança e do Programa de Mestrado Acadêmico em Direito

André Maciel Pelanda, representante da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades

Mario Sergio Cunha Alencastro, representante do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias

Álvaro Alberto Rech, representante do departamento de Compras e Logística e da Diretoria/Financeira

Débora Gislaine de Oliveira, representante do departamento de Recursos Humanos

Bruno Moreira dos Santos Schmidt, representante do departamento de Infraestrutura e da Diretoria Administrativa/Financeira

Joselmo Zaniboni Rezende, representante da Diretoria Comercial;

Daiane de Fatima Messias Abdala, representante do departamento de suporte DTI/AVA

Hélio Rubens Godoy Lechinewski, representante do Gabinete da Reitoria

Sandra Maria Lopes de Souza, representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Adenir Fonseca dos Santos, representante do Instituto IBGPEX

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *