MEIO AMBIENTE

Todos os dias para pensar no Planeta

O lixo produzido cada vez em maiores proporções é um problema de gestão pública na maioria das cidades brasileiras, principalmente onde há grandes concentrações populacionais. No Brasil, cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos são gerados por dia, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma data para repensar em quais ações sustentáveis estando tendo em nosso cotidiano.

Segundo a pesquisa, apenas um terço do total produzido de resíduos sólidos no Brasil podem ser reutilizados e reciclados.  Entretanto, 13% são realmente reciclados. Apesar de um cenário negativo, visto que apenas a metade do lixo é reciclado, há um aumento no índice de reciclagem de alguns materiais, como o alumínio, que chega a 91,5% de reaproveitamento, e de embalagens pet, com 54,8%.

Desafios que estão presentes no cotidiano em instituições e a catadores de papelão, e na população de grandes centros urbanos. O destino e o reaproveitamento do lixo. Pequenas ações podem impactar positivamente.  Atitudes simples no dia a dia: separar e reciclar.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Victor Corradini – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *