DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

Livro trata da relação da educação a distância com a sociedade

A educação a distância no Brasil começou a ganhar força no início dos anos 60, através das rádios e do impresso para atender a uma necessidade do ensino básico de educação nas escolas do ensino regular. Com o passar dos anos, as metodologias de ensino ganharam um novo formato junto com o avanço tecnológico, facilitando o aprendizado dos alunos.

No Brasil, o número de matrículas em cursos de graduação a distância aproxima-se de 1,5 milhão, o que condiz com 18% dos 8 milhões de universitários no país, segundo o Censo de Educação Superior de 2016 do Ministério da Educação (MEC). O MEC projeta que em cinco anos a educação a distância deverá responder por metade das matrículas na educação superior brasileira. A Uninter é referência em EAD no Brasil.

Com isso, novos modelos são desenvolvidos para ampliar ainda o acesso do ensino superior em diversos cantos, tanto em uma capital quanto em um pequeno município do interior. Pensando nisso, quatro professores da Uninter desenvolveram o livro “Educação a Distância e Sociedade”, embasado dos diferentes perfis de cada aluno. O lançamento do livro aconteceu no dia 10 de agosto, no Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser (Intrepeds).

A obra é resultado da produção e da organização de conteúdos dos professores Alceli Ribeiro Alves, Dorival da Costa, Everson Araújo Nauroski e Luís Fernando Lopes, por meio dos grupos de pesquisa da Escola Superior de Educação, dirigida pela professora Dinamara Machado, e da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades, sob direção do professor Rodrigo Berté.

A tecnologia embarcada junto ao ensino das mais diferentes áreas ganha ainda mais força e é um dos principais pilares dessa evolução. “Várias ferramentas de interação ajuda o aluno aprender com mais facilidade através do meio digital, facilitando o acesso em diferentes momentos e espaço. A realidade virtual está aí e só avança para qualificar ainda mais o aprendizado”, diz Nauroski.

Os temas divididos no livro são relacionados aos processos de gestão, aos perfis, sujeitos e territórios da educação a distância, facilitando a compreensão de onde surgem os alunos que procuram a EAD. Esse é o tipo de ensino que otimiza ainda mais o tempo das pessoas. “O aluno tem mais flexibilidade para escolher qual o momento certo para desenvolver seus estudos, suas atividades e avaliações. Essa é uma das facilidades que a EaD oferece”, explica Dinamara.

Serviço

O livro custa R$ 40,00 e pode ser adquirido através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 9 9609-8961.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *