PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O escotismo como aliado da educação

Em 1907 o general Robert Baden-Powell fundava o escotismo, com técnicas mais aplicadas ao ensino nas escolas britânicas. Desde então, o movimento escoteiro fez escola, literalmente. E enfim chegou ao mestrado.

“A relação pedagógica entre professor e aluno na educação básica: indicadores para o planejamento e realização do trabalho pedagógico a partir do movimento escoteiro” foi o tema de Guilherme Ruthes em sua dissertação para o Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. A banca foi realizada no último dia 10.

“O intuito é oferecer novas ferramentas para o trabalho pedagógico em sala de aula para tentar ter um ensino cada vez melhor, mais dinâmico e eficiente”, relata o aluno. Formado em Ciências Sociais, ele diz que pretende continuar no âmbito acadêmico. “Olhar para frente, desenvolver um doutorado para ver o que acontece e quais são as possibilidades”, diz.

O escotismo

Baden-Powell usou os conhecimentos e habilidades que adquiriu no exército para ajudar a juventude. Após publicar o livro “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting, 1899), com informações sobre técnicas para os militares em campo, percebeu o interesse dos rapazes ingleses. Então, adaptou as técnicas para o programa das escolas britânicas. Reuniu experiências e as atividades dos exploradores para criar algo que pudesse ser usado na educação e formação dos jovens, o que viria a se chamar Escotismo.

No Brasil, essa atividade chegou três anos depois, em 1910. O encouraçado Minas Gerais chegou ao Brasil, vindo da Europa, com um grupo de oficiais que trazia consigo uniforme e acessórios escoteiros, depois de acompanhar o sucesso que o movimento fazia na Inglaterra.

O grupo se organizou para fundar a primeira associação escoteira. Em pouco tempo o movimento se espalhou por todo o país, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, realizando o desejo de Baden-Powell de ver o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Caroline Paulino - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *