Uninter celebra a colação de grau de quase 200 formandos

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A Ópera de Arame, cartão postal de Curitiba (PR), foi o cenário da colação de grau de 189 formandos da Uninter que celebraram a solenidade com amigos e familiares na noite de 04 de março de 2022. A primeira formatura realizada pela instituição em 2023 lotou o espaço com agora egressos de 31 cursos.

Com quase 800 polos de apoio presencial (PAP) espalhados por todo o Brasil, a cerimônia contabilizou graduandos de oito estados brasileiros diferentes. Além do Paraná, marcaram presença formandos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

“Uma colação de grau desse tamanho, dessa natureza, com alunos de todo Brasil vindo até Curitiba para participar dessa comemoração, é muito importante para nós. Significa que ultrapassamos uma grande barreira que foi a pandemia, o isolamento, e que os nossos alunos, agora graduados, podem comemorar junto com suas famílias, podem enfim exercer suas profissões e, desta forma, se posicionar no mercado de trabalho da maneira como sonharam, como esperado”, afirma o reitor da Uninter, Benhur Gaio.

Junto ao reitor, compuseram a mesa diretiva de outorga de grau o gestor de Egressos, Sidney Lara, a secretária de Gestão Acadêmica, Edilaine Alves Belchior, a diretora da Escola Superior de Educação (ESE), Dinamara Machado, a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS), Débora Veneral, a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Ivana Busato, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Juliano Pedroso, e o 2º diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), João Croque Junior. Os coordenadores de todos os cursos também estiveram presentes na solenidade de entrega dos diplomas e juramento dos formandos.

Benhur lembra que em 2022 a Uninter foi parabenizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) pela obtenção de quase 20 mil Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que os engenheiros precisam registrar junto ao Sistema CONFEA/CREA para executar uma obra em território nacional. De acordo com o reitor, para que os profissionais adquiram a carteira de identidade profissional é preciso “passar por uma formação de excelência, com grande rigor e exercer a profissão”, por isso salienta a importância da parceira com órgãos como estes.

Dos 31 cursos que participaram da solenidade, 12 compõem a ESE. Para a diretora Dinamara, não há momento de maior alegria para os professores e diretores do que a formatura, “um momento de comemorar”. A profissional brinda a todos os formandos e as famílias que apoiaram suas trajetórias.

“O brinde é para essas famílias e para esses profissionais de diversas áreas que vão seguir carreiras, mas que estão levando um pouquinho da Uninter, de cada professor. Assim vamos construindo um país melhor nessa sociedade líquida e globalizada que, sim, precisa muito ainda de profissionais para fazer melhor dentro da nossa casa, dentro da nossa pequena sociedade e essa transformação ser universal. Um brinde a todos!”, conclui Dinamara.

Colar grau é o primeiro passo, já que uma carreira é construída por meio da formação continuada, segundo Sidney. O gestor de Egressos afirma que o propósito do centro universitário “não é matricular o aluno, mas como vamos entregar este aluno para o mercado”.

“Estamos entregando para o mercado de trabalho profissionais que estão em seu processo de formação. Comemorar a formatura, estar com eles, é a garantia de que tudo vale a pena. O processo continua. Egresso sempre, formação todo dia”, finaliza.

Garantia de excelência

Segundo o reitor Benhur, a Uninter tem um grande foco em “atender pessoas que tenham dificuldades, sejam elas quais forem” e “apoia para que obtenham sucesso”, assim como os convidados testemunharam no dia da colação de grau. Lorena Koenig, formanda do curso de Gerontologia, foi a primeira a receber o diploma.

Além da graduação, a estudante, que tem deficiência física, já finalizou uma pós-graduação em Neuropsicopedagogia e realiza mais duas no momento: Atividade física, Saúde e Envelhecimento Humano e Práticas Integrativas Complementares.

Mesmo com as limitações, Lorena garante que a formação “é maravilhosa” e a experiência com a instituição ”é muito boa”. “As provas são online, eu precisava de mais tempo, porque demoro para digitar, então eles nos dão duas horas para fazer e o atendimento é ótimo. Tudo o que eu precisei, me atenderam. Sou muito grata a Uninter!”, garante.

Paulo Hannesch, egresso da graduação de licenciatura em Filosofia, também já realizou outras duas formações pela Uninter. A primeira em Pedagogia e, na sequência, Letras-Português. Todas da área de educação, algo que sempre foi do interesse e que ele gostou. O profissional já chegou a colaborar com a instituição com a gravação de aulas de sociologia.

“Confio bastante na instituição, no método. Acredito que as aulas são muito bem desenvolvidas, o sistema é muito intuitivo, então gosto do procedimento da Uninter (…) fico muito feliz de estar na instituição, agora é aumentar as possibilidades do mercado de trabalho, conseguir me fixar ainda mais na minha profissão. E continuar essa caminhada acadêmica, estou de olho agora em uma pós-graduação. Já tenho uma em Direito Educacional feita pela Uninter também”.

Anderson Adorno é colaborador do Grupo Uninter há mais de 20 anos e possui toda uma a trajetória acadêmica dentro da instituição. Além da primeira graduação em Ciências Contábeis, possui uma MBA em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria, assim como uma especialização em Direito Tributário. Agora conquista o diploma da segunda graduação, em Direito.

“A escolha em fazer a segunda graduação foi pela ambição pelo conhecimento aliada à necessidade em agregar estre conhecimento com as minhas práticas rotineiras (…) destaco que foi extremamente recompensador e gratificante realizar uma nova graduação dentro da instituição, presenciando os esforços dos alunos em atingir suas expectativas e anseios por uma vida melhor”, salienta.

O profissional acrescenta que foi possível constatar que “todos os esforços realizados pela instituição realmente transformaram as vidas destas pessoas”.

Agradecimentos e homenagens

A formanda do curso de Direito Bruna Souza foi a oradora da noite e relembrou que nem todos os momentos da formação foram fáceis, principalmente durante um período de pandemia, mas que os estudantes também contaram com muitas alegrias e conquistas.

“A lição que a gente precisa repassar é que, apesar das pedras que tiverem no nosso caminho, nós precisamos dar um jeito de superar. Seremos resilientes, seremos fortes e seremos cidadãos preparados para a nossa sociedade, com novas responsabilidades que virão (…) Parabéns a todos os formandos, porque por trás de cada rosto, existe também uma história, que merece acolhimento, orgulho por ter chegado até aqui e por tudo o que iremos conquistar”, afirma.

Colegas de graduação e agora de profissão de Bruna, as egressas Karoline França e Dilma Yamaut foram as responsáveis pela homenagem geral e homenagem aos mestres, respectivamente.

Karoline agradeceu a Deus, que “se fez presente todos os dias da graduação, nos dando força para continuar”. Aos amigos, “pessoas que jamais vamos esquecer e que passamos momentos ímpares ao longo do curso”. Aos pais, “unidos por laços capazes de resistir a qualquer circunstância” e que “mais que a educação, ensinaram valores que moldam nosso caráter”.

A formanda ainda agradeceu aqueles que não puderam estar presentes, pois “foram ficando ao longo do caminho, por terem sido chamados mais cedo” e hoje estão “em nossos pensamentos e corações”, mas que em algum momento “estiveram presentes de corpo e alma. “Esta conquista também é de vocês, onde quer que estejam”, complementa.

Na sequência, Dilma agradeceu os esforços de todo o corpo docente em meio à pandemia da Covid-19, que mesmo com a dificuldade, transmitiram um “aprendizado fabuloso”.

“Nada poderia descrever a gratidão que sentimos pela devota dedicação empenhada para transmitir seus pensamentos (…) Mestres, vocês trabalharam de forma incansável, imbuídos de paixão e atendendo às necessidades de todos nós. No intuito de ausentar os nossos conhecimentos, para sermos pessoas melhores, para o bem-estar da sociedade. Muito obrigada por sua dedicação, paciência e carinho ao ministrar suas aulas”, concluiu a formanda.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Natália Schutz Jucoski


1 thought on “Uninter celebra a colação de grau de quase 200 formandos

  1. Parabéns Anderson Adorno. Nossa gratidão eterna grande orgulho vc representar a família Nascimento…tantos esforços, seus e da sua esposa e filha paciência esteve sempre ao seu lado..mais valeu a pena…agora com a ajuda de Deus se iniciará a colheita…muito orgulho de vc..Deus te abençoe nessa nova jornada acabou de concluir..vai ser o melhor advogado……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *