Uninter bota os colaboradores para se mexer no Dia do Desafio

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Há 27 anos o Dia do Desafio, realizado em todo 26 de maio, movimenta pessoas do mundo todo com a promoção de atividades físicas, para que a população tenha um estilo de vida mais ativo e saudável. A Uninter acredita nesta ação e, em busca conscientizar e motivar o maior número de pessoas, os professores da área de Linguagens Cultural e Corporal realizaram um evento virtual de quase duas horas, com as mais diversas práticas, entre dança, treinamento funcional, percussão corporal, relaxamento e até um momento kids.

Marcos Ruiz, professor e coordenador do curso de Educação Física, diz que o intuito é despertar a vontade e a percepção do quanto pode ser agradável e saudável realizar exercícios físicos. “Pratique diariamente pelo menos 15 minutos de atividade, saia do sedentarismo, caminhe dentro de casa, suba escadas, faça qualquer exercício que possa lhe dar uma condição mínima de saúde”, incentiva.

O coordenador lembra que, além de um dia de motivação, é também uma data de alerta para que todos os profissionais e estudantes da área reflitam diferentes formas e estímulos que façam as pessoas realizarem alguma atividade regularmente. “A ideia dos 15 minutos é simbólica, que possa servir para qualquer pessoa, seja criança, jovens, adultos ou idosos”.

Durante as transmissões ao vivo, realizadas por meio da página da área e canal da Escola Superior de Educação (ESE), os orientadores educacionais Rochele Pires, do polo de Santa Cruz (RS), Ivanor Fernando da Luz, de São José do Cedro (SC), e Matheus Prado, de Cascavel (PR), participaram das atividades e contaram como é o comportamento da população em relação aos exercícios físicos em suas respectivas regiões. Os espectadores também conseguiam interagir e dar opiniões através do chat.

Em vários locais do Brasil, algumas atividades ao ar livre, ou mesmo em academias, continuam restritas. Muitos profissionais também mantém o trabalho em home office. Mas isso não é motivo para que as pessoas não se movimentem dentro de casa. Portanto, para iniciar, a professora Tatiane Calve planejou uma série de exercícios que podem ser realizados até mesmo sentado.

Mesmo sem sair do lugar, a orientadora Rochele diz que essas atividades são muito boas, porque pode usar qualquer objeto que tenha em casa, principalmente para quem fica muito tempo no computador. “São facílimas e melhoram o desempenho”, diz ela. “Todo mundo pode fazer para ter um dia melhor, conseguir ter um dia bem consistente no trabalho”, complementa Ivanor.

Em seguida, o professor Rafael Mello provocou maior movimentação e fez suar aqueles que o acompanhavam, com um treino funcional. Rafael explica que “o treino funcional é funcional para quem está fazendo. Eu passo duas ou três variações de um mesmo exercício, porque às vezes o que é fácil para um, é difícil para outro. A gente tenta dosar”.

No momento kids, pensado especialmente para os pequenos e no intuito de movimentar toda a família, a professora Elaine Bulow escolheu uma música inspirada em uma canção africana, que diz ‘eu te recebo com bons pensamentos, boas palavras e bons sentimentos, sem reservas’. “Eu quero acolher e receber com carinho as crianças nesse momento do dia do desafio”, completa.

O segundo bloco do evento começou agitado, com uma aula de dança, realizada pela professora Evelyne Correia. “A ideia é participar das atividades da maneira com que você se sentir confortável”, apontou o coordenador Marcos.

Logo depois, a professora Florinda Pimentel propôs algumas possibilidades de ritmo como forma de brincar e fazer música com o corpo, com uma atividade de percussão corporal. “É uma forma de produzir música muito divertida. A primeira coisa que a gente precisa pensar é como explorar as possibilidades do nosso corpo. Sons fortes, mais fracos, graves, agudos. Eu posso utilizar os pés, o peito, estalar os dedos, bater palma”, afirma.

O orientador Matheus diz que “a questão dos ritmos é sempre interessante, trabalha muito a coordenação, orientação, tanto com o espaço quanto com o corpo”. E, para finalizar, a professora Thaisa Mileo encerrou o evento com um momento de relaxamento e alongamento. “Vamos nos mexer, nos movimentar e fazer aquilo que a gente gosta, pela nossa qualidade de vida”, salienta Thaisa.

“Mantenha-se ativo, em movimento, assim você conseguirá manter uma condição de saúde melhor. É o recado da Uninter, que incentiva constantemente a atividade física. E, claro, com os nossos alunos do bacharelado e licenciatura em Educação Física, e todos os nossos orientadores educacionais de todos os polos, esperamos que essa mensagem ecoe por todo o Brasil. Desta forma, que nós possamos atingir a cada dia um número maior de pessoas, que deixará um estado inativo, do sedentarismo, para um estado mais ativo, ligado às condições de uma melhor qualidade de vida”, conclui Marcos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *