Uninter amplia sustentabilidade com Projeto Rio Urbano

Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

Conhecido como Urbenauta, o escritor Eduardo Emílio Fenianos há muitos anos está envolvido com a causa ambiental, mais precisamente com a preservação hídrica na cidade de Curitiba (PR). Desde 1997, ele navega pelos cinco grandes rios da capital paranaense (Paraná, Iguaçu, Belém, Barigui e Atuba), buscando novas perspectivas para a cidade que já foi modelo em sustentabilidade.

“As pessoas me perguntavam ‘pra quê?’, e para mim era óbvio: é dali que vem a água que bebemos”, diz.

Eduardo foi um dos convidados do evento de lançamento do Projeto Rio Urbano, em 4 de maio de 2023. Proposto pela área das Geociências da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter, o projeto tem o objetivo de aproximar estudantes das comunidades externas e contribuir para um melhor diagnóstico do sistema fluvial.

Na opinião do escritor, a relação que temos com as cidades hoje é falha e ultrapassada. O mau uso dos recursos hídricos e os altos índices de poluição fazem com que a própria população seja prejudicada ao longo dos anos. A partir das navegações, Eduardo escolheu desenvolver um outro olhar sobre a Curitiba ao seu redor. “O que apareceu para mim foi uma cidade totalmente diferente daquela que via”, destaca.

Ele afirma que temos que ver, julgar e agir frente a qualquer situação que ponha em risco a saúde de nossas águas. O Projeto Rio Urbano é um grande exemplo entre inciativas que buscam fazer esse enfrentamento e propor soluções para os problemas hídricos não só da capital paranaense, como de outros municípios espalhados pelo Brasil. “Me volta a esperança de cuidar de verdade, de passar do discurso para a ação”.

Ao participarem do projeto, estudantes e comunidade desenvolverão diagnósticos do sistema fluvial e poderão elaborar propostas educacionais. Além disso, a iniciativa busca ampliar as reflexões sobre a necessidade de preservar os nossos rios, que têm um papel fundamental para a sociedade. “O projeto irá contribuir para a mitigação de problemas ambientais dos municípios brasileiros, bem como uma maior atuação de nossos egressos em seus ambientes profissionais”, declara a coordenadora da área de Geociências da Uninter nos cursos de Geografia e Ciências Biológicas, Adriana Garbossa.

Além de Eduardo, o evento de lançamento recebeu importantes nomes da luta pela preservação e sustentabilidade. Ana Lucia Zattar Coelho integra o grupo de pessoas que lutam por uma cidade melhor. Em paralelo a suas atividades como professora de cursos de licenciatura e bacharelado da Uninter, ela realiza um importante movimento de conscientização nas redes sobre o descarte correto de materiais poluentes.

A página “Ana Cata Comigo” tem quase 13 mil seguidores no Instagram e é abastecida pela professora com o objetivo de divulgar informações de práticas sustentáveis, campanhas, programas e projetos com essa temática. “Esse perfil surgiu de uma inquietação minha por não encontrar alternativas”, conta.

A acadêmica enxerga a inciativa como uma missão. Desde muito cedo, Ana Lucia aprendeu sobre a importância do descarte correto e do cuidado com o meio em que vivemos. “A gente precisa fazer com que esse conhecimento chegue até as pessoas”, afirma.

O doutor em Ciências Biológicas Yedo Alquini também falou sobre o tema durante o evento. Aposentado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2004, o naturalista atuou no curso de licenciatura em Pedagogia da Uninter até 2020. “Se um pedagogo tivesse o conhecimento que um biólogo tem sobre meio ambiente e a vivacidade de se fazer chegar até as crianças, com certeza o planeta seria outro”, diz.

Yedo conta que um dos últimos projetos ao qual participou antes de sua saída da universidade foi o Projeto Rio Urbano, ainda em sua fase inicial. “Foi uma nobre experiência que eu tive o privilégio de participar. Foi maravilhoso”, ressalta.

Projeto repercute positivamente no poder público

Gerente de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, Leila Maria Zen elogiou a iniciativa e afirmou que a secretaria vê a sensibilização ambiental como prioridade. “Só através desse formato de trabalho vamos conseguir fazer com que as pessoas mudem seus comportamentos”, diz.

Entre os integrantes do poder público local, estiveram presentes no evento o diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas, Thiago Ferro, e o coordenador de Gestão Territorial do Governo do Estado do Paraná, Fernando Ferraz da Costa. Também compareceram ao lançamento Flávio Sauer, representando o secretário estadual das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e Ana Carolina Schmidlin, representando o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

“Nestes últimos anos, o município está muito envolvido com as questões hídricas. Temos vários projetos que se complementam e objetivam a melhoria da qualidade hídrica e este projeto está em sincronia com o que estamos trabalhando”, afirma Ana Carolina.

Entre os representantes da Uninter, a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Pereira Machado e o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Nelson Castanheira, também estiveram presentes no evento. Assista ao lançamento do Projeto Rio Urbano na íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *