Inovador e pioneiro, Desenvolvimento Mobile conquista nota máxima do MEC

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Primeiro curso a nível de graduação em Desenvolvimento Mobile do Brasil, o tecnólogo da Uninter conquistou o conceito máximo do Ministério da Educação (MEC) durante a avaliação que aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2023. Com a nota cinco, o curso tem o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver aplicativos para as principais plataformas de mercado hoje.

“Me sinto extremamente contente […] Sabemos que a Uninter tem excelência em seu trabalho com reconhecimento de curso, e espera-se que tenhamos um enorme sucesso nas avaliações. Como tudo ocorreu bem, com tranquilidade, me sinto extremamente feliz de poder contribuir com meu trabalho em nome da Escola Politécnica e da Uninter”, declara o coordenador da graduação, Vinicius Pozzobon Borin.

Vinicius afirma que, por meio do curso, os desenvolvedores aprendem a passar por todas as etapas de desenvolvimento de um software, desde sua concepção, desenvolvimento (programação e design), até a parte de testes e a posterior publicação e manutenção, com viés aplicado ao que o mercado de trabalho precisa.

O estudante Cesar Mansani, por exemplo, ingressou para o curso em maio de 2021 na busca de fundamentação teórica para investir na área de tecnologia. Ele pôde aplicar a ação, desenvolvimento e operação de aplicativos inovadores através da startup Barra Barra Tecnologia, que fundou este ano.

Em busca da formação superior

Ainda no final da década de 1990, Cesar foi um dos fundadores da Inteligência Educacional de Sistemas de Ensino (IESDE) e atuou na direção de produção e tecnologia, onde criaram e formataram o modelo de videoaulas que é utilizado até hoje. Após venderem a instituição nos anos 2000, participou da formatação do streaming da Plataforma Jornada.

Cesar também trabalhou com consultorias de formatação e montagem de estúdios em diversas universidades. Um dos que relembra e acredita ser interessante foi a formatação de aulas, projeto e montagem de estúdios em São Paulo para a produção de vários cursos de pós-graduação na área esportiva, hoje ofertados pela Uninter.

Até então, o profissional tinha realizado cursos de televisão e cinema e, com a comprovação do portfólio na área de vídeo, obteve o DRT de Jornalista, mas ainda não possuía a formação de um curso superior. Por isso, hoje o profissional se dedica integralmente aos estudos no curso de Desenvolvimento Mobile e no desenvolvimento de aplicativos por meio da empresa de tecnologia.

“Eu não estava buscando apenas um curso para aprender a programar aplicativos, e sim um curso completo que me oferecesse uma base completa, capaz de me capacitar para a fundação de uma startup e poder falar a língua da tecnologia, desde a gestão, passando pelas principais linguagens de programação, gerenciamento de projetos, direito cibernético, bancos de dados… Enfim, todas as áreas de conhecimento necessárias para que, além do desenvolvimento, os produtos da startup tenham sucesso no mercado”, explica Cesar.

A partir do empreendimento, no momento ele está criando a estratégia da startup e desenvolvendo planos de negócio de dois aplicativos. De acordo com o profissional, essas duas importantes etapas só estão sendo possíveis graças a fundamentação teórica obtida no curso da Uninter.

“Um [dos aplicativos] é o Transenior, um redesenho de um aplicativo padrão de mobilidade urbana acrescido de uma seleção de serviços priorizados e organizados de forma específica que respondem às necessidades do público da terceira idade. […] O segundo é o Stream4U, totalmente inovador, onde uma unidade de transmissão de externa ao vivo será emulada, softwares substituirão os hardwares de switcher e IAs substituirão os tradicionais operadores de emissora de TV ou unidade de transmissão”, revela sobre os aplicativos que ainda carregam nomes pilotos.

Um curso atualizado com o mercado

Cesar ressalta a “excelente qualidade” das disciplinas ofertadas no curso de Desenvolvimento Mobile, a começar pelos conteúdos em vídeo e em texto que julga serem “completos”, com ambiente virtual intuitivo e de fácil navegação. Lá, são realizadas as avaliações, a leitura dos conteúdos, o acesso às videoaulas e várias bibliotecas virtuais sem custo extra. Ele ainda destaca o canal direto com o coordenador do curso e outro “muito importante” para a tutoria de cada disciplina.

Para o estudante, a nota máxima concedida pelo MEC significa “o compromisso da instituição com a qualidade do curso ofertado” e destaca a “alta qualidade e constante atualizações dos conteúdos” como um diferencial.

Vinicius ressalta outra singularidade do curso que são as inúmeras parcerias com diversas academias de tecnologias ao redor do mundo. Entre elas, o docente cita a “forte parceria” com a Amazon AWS e a Academia CISCO, pelas quais oferecem cursos de certificação aos alunos das mais diversas áreas da tecnologia da informação como programação, segurança, redes, nuvem, entre outros.

“Quando planejamos o curso, realizamos uma pesquisa de mercado para entendermos melhor como o mercado brasileiro está demandando profissionais desta área. O resultado disso foi um curso atualizado com o mercado, trazendo tecnologias e linguagens da programação mais empregados hoje, como Pytton, Javascript, Dart, Flutter e Kotlin. Também damos no curso um foco na área de design, que é bastante deficitária entre desenvolvedores ao redor do Brasil. Ao longo de todo o curso, o aluno desenvolve projetos práticos de aplicativos com o objetivo de construir um portfólio ao longo do curso. Além disso, oferecemos como estrutura o trabalho com software bastante demandados no mercado, gratuitos”, afirma o coordenador Vinicius.

O docente agradece a parceria dos profissionais do Núcleo da Computação da Politécnica da Uninter (N-CPU), composto pelos professores da área computacional da instituição, que tomam ações em conjunto e beneficiam os cursos, como o de Desenvolvimento Mobile.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Deyvi Romero/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *