Uma Porto Alegre inteira fazendo prova

 

Mauri König – Jornalista

Certo dia, todos os habitantes de Porto Alegre, do recém-nascido ao mais idoso, resolvem fazer uma prova, destas para testar os conhecimentos e conseguir uma boa nota. Fossem todos gremistas e colorados, lotariam 26 vezes a Arena do Grêmio e o Beira-Rio para responder a 3,3 milhões de questões dissertativas. Isso, claro, nunca vai acontecer, mas dá uma ideia da dimensão do trabalho do Núcleo de Avaliações do Centro Universitário Internacional Uninter.

Estudantes dos polos de apoio presencial da Uninter em todo o Brasil responderam a 1.463.710 provas discursivas apenas em 2016, distribuídas em 15.658 avaliações de 5.942 disciplinas. Isso sem contar as 3.160 atividades práticas postadas e avaliadas em trabalhos nos cursos de Engenharia da instituição. A tarefa de avaliar esse mar de informações ficou sob a incumbência de 144 professores, entre especialistas, mestres e doutores.

Agora, inclua na conta mais 1.362.480 provas objetivas aplicadas só em 2016 nos cursos de graduação ofertados nos polos da Uninter no Brasil inteiro. Some ainda outras 462.209 avaliações objetivas exclusivas dos cursos de pós-graduação. Nem precisa fazer as contas, o resultado é este: 3.288.399 provas em um único ano. Considerando apenas os 254 dias úteis de 2016, deu a média de 13 mil provas por dia.

Como se faz para organizar essa papelada toda? Não tem nada de papel, o aluno só precisa ir ao polo da instituição, onde os computadores estarão à disposição. É tudo online. A mudança começou em 2010, com a criação do Núcleo de Avaliações. Antes disso, as provas eram todas impressas. As impressões, correções e atualizações de notas eram realizadas de forma manual em Curitiba, onde fica a sede da Uninter.

O coordenador do setor de Provas Discursivas (ou Núcleo de Avaliações), Derli Adriano Engelmann, diz que a mudança se deu após a conclusão de que as provas dissertativas contribuiriam de forma mais significativa para a formação dos alunos. Após minuciosa análise dos processos de avaliação, a equipe concluiu que esse tipo de prova possibilitaria aos discentes evidenciar as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso.

Com o tempo, constatou-se a necessidade de criar ferramentas que possibilitassem maior segurança e celeridade nesses processos. Assim, em 2012 o setor desenvolveu mecanismos para que as provas fossem realizadas online via AVA, o Ambiente Virtual de Aprendizagem usado pela Uninter. A medida traz um ganho ambiental direto, com a redução do volume de árvores necessárias para produção de papel antes usado nas avaliações.

“Com a segurança, rapidez e qualidade propiciadas pela aplicação das provas no formato online, passamos a aprimorar estas ferramentas e, em 2014, desenvolvemos um novo sistema, ainda mais moderno e eficaz. Atualmente, todos os trâmites são efetivados através de recursos tecnológicos modernos e a correção é realizada por uma equipe com formação que coaduna com as respectivas áreas de atuação”, explica Derli.

Incorporar HTML não disponível.


3 thoughts on “Uma Porto Alegre inteira fazendo prova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *