Threads: a nova rede social em alta

Autor: Maria Carolina Avis (*)

O Threads alcançou a marca de 48 milhões de usuários inscritos apenas no segundo dia de lançamento, sendo que 10 milhões se inscreveram apenas nas sete primeiras horas. Para se ter uma ideia da dimensão, a Netflix demorou quase 5 anos para atingir o seu primeiro milhão de usuários, enquanto o Twitter, rede social “inspiração” para o Threads, precisou de dois anos para ter 1 milhão de registros.

Há algumas grandes lições de marketing a considerar com a nova rede, que já é um sucesso. A primeira delas é o marketing de oportunidade, ação feita propositalmente após algum acontecimento. Há muitos meses, havia especulação sobre a criação de uma rede social do Meta com as características do Twitter, mas só depois que Elon Musk limitou o consumo de conteúdo no Twitter o assunto ganhou força. Obviamente, o objetivo de toda rede social é ter retenção, ou seja, fazer com que os usuários gastem mais tempo em cada sessão, enquanto o Twitter fez o inverso. Não há como saber se existe algum motivo maior por trás, mas o que importa é que o Threads chegou em um ótimo momento.

Com textos curtos (500 caracteres por post) e vídeos de até cinco minutos, todo o layout foi pensado para gerar interação entre as comunidades e gastar tempo por lá. Para as marcas que querem definir presença e profissionais que vão oferecer o Threads como canal de comunicação no plano de marketing, fica o desafio de estimular a interação e criar conteúdo que esteja de acordo com as características da rede. Não adianta criar um conteúdo no Instagram e replicá-lo no Threads, tática de reciclagem de conteúdo adotada por muitos.

A propósito, uma ação que está sendo muito utilizada é o compartilhamento de posts do Threads para o Instagram, e isso já era previsto pela Meta, uma vez que o compartilhamento para stories tem um layout próprio. Isso foi uma tendência por anos: posts no Instagram com tweets. Será que agora veremos mais Threads e menos tweets nos feeds e stories por aí?

A rede é uma ótima oportunidade para a descoberta, primeira etapa de qualquer jornada de compra, porque os usuários, além de verem os conteúdos das contas que seguem, também veem as interações dessas pessoas em postagens de terceiros. Semelhante ao LinkedIn, quando mostra conteúdos de conexões de segundo e terceiro grau. O resultado? Um possível aumento de seguidores que passam a descobrir a sua conta a partir da interação de uma outra pessoa. Percebeu a estratégia aqui?

  1. Crie conteúdo relevante para que tenham vontade de interagir.
  2. Estimule a interação e responda todo mundo.
  3. É uma rede para comunidade, não uma via de mão única. No Instagram, por exemplo, quando uma pessoa responde a um story, só o dono daquela conta vê a interação, enquanto no Threads todos podem colaborar.

No que diz respeito à estratégia de negócio, podemos dizer que Mark Zuckerberg foi esperto. O Instagram tem mais de 2 bilhões de usuários, o Twitter tem mais de 350 milhões. Portanto se menos de 20% dos usuários do Instagram forem para o Threads, a rede já terá mais usuários do que a concorrente.

Pensando em ciclo de vida de produto, o Instagram já atingiu sua maturidade há tempos e só existem duas formas de conseguir continuar monetizando: aumentando o número de usuários em plataformas que são extensão (como é o caso do Threads) e com retenção; quanto mais tempo navegando naquela rede, melhor para a empresa de tecnologia. Embora ainda não se tenha falado sobre anúncios no Threads, ainda é uma rede nova que – com certeza – passará por muitas atualizações depois que os usuários se acostumarem e viciarem nela.

Por fim, na nova rede social os criadores de conteúdo não poderão usar aquela desculpa de que o post não deu certo (ou ‘floppou’) porque o Instagram está sabotando o alcance orgânico, que ele não entrega nenhum conteúdo e todo aquele discurso que já conhecemos. O feed do Threads é por ordem cronológica, ou seja, ganha visibilidade quem acabou de postar ao mesmo tempo em que aquele usuário abriu o app. Uma ótima estratégia para lançamento: estimular a criação de conteúdo em massa, a interação e o uso por sessões mais longas. É o básico bem feito, que funciona muito bem.

Se será uma tendência, é impossível prever. Existiram lançamentos que deram supercerto, como os stories e os reels, por exemplo, e outros não. Tudo sempre depende do comportamento dos usuários. O marketing, no fim, é sempre sobre pessoas.

* Maria Carolina Avis é professora dos cursos de Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter. Mestre em Gestão da Informação, profissional de Marketing Digital associada ao Meta e certificada pelo Google.

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Autor: Maria Carolina Avis (*)
Créditos do Fotógrafo: Julio Lopez/Unsplash e Rodrigo Leal


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