Simulação da Corte Interamericana no UNINTER envolve caso real

Alunos dos cursos de Relações Internacionais e Ciência Política do Centro Universitário Internacional UNINTER realizaram uma simulação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, como parte da avaliação da disciplina de Direito Constitucional e Direitos Humanos.

O evento foi realizado no Campus Divina. Damião Ximenes Lopes, brasileiro, sofria de esquizofrenia e leve retardo mental. Ele morreu em 1999, após um atendimento defasado em um hospital psiquiátrico do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ceará. Os acadêmicos retrataram os fatos e elaboraram o julgamento do caso relacionando às disciplinas estudadas no primeiro semestre.

A professora Andréa Benetti, organizadora do evento, dividiu as turmas e sorteou os papéis de cada aluno no simulado. Segundo ela, a ideia central é aplicar os conteúdos adquiridos em sala de aula em casos reais. Dessa forma os alunos têm um estímulo inicial e o resultado final dependerá da análise e da dinâmica desenvolvida em cada caso. A professora não vai parar por aí. “Para o próximo semestre, na disciplina de Direito Internacional Público, a ideia é trabalhar de forma parecida no final do segundo bimestre, mas daí fazendo um simulado da Corte Internacional de Justiça, com base em algum caso real de repercussão recente”, conta.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *