EDUCAÇÃO

Seminário discute boas práticas na educação em São José dos Campos

A Câmara Municipal de São José dos Campos (SP) sediou no último dia 16 de outubro o 1º Seminário Boas Práticas na Educação, realizado pelo Grupo Educacional ITS. Participaram profissionais das redes pública e privada de ensino, que deram em troca um caderno sem uso.

A secretária de Educação de São José dos Campos, Cristine de Angelis Pinto, ministrou a palestra “Educação transformando vidas”, seguida da professora Kelly Cristina da Silva com a palestra “Caminhos para a Alfabetização”. A diretora da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Machado, abordou como tema “Escolas Inovadoras, Igualdade e Qualidade”.

A secretária de Educação ressaltou que investir na formação dos profissionais de educação é o caminho para formar pessoas melhores para a sociedade. Neste ponto, Dinamara destacou a necessidade de uma transformação nas escolas a partir da formação dos docentes.

“Precisamos vencer paradigmas entre uma escola tradicional, que apresenta uma grande evasão, e fazer escolas onde o respeito ao ser humano esteja presente”, pontuou. Segundo ela, é da necessidade de atender àqueles que não se enquadram dentro da “caixinha” que surgem as escolas inovadoras, que reconhecem dois pilares importantes: a igualdade e a equidade.

A professora Kelly Cristina apresentou um projeto de alfabetização voluntária desenvolvido junto com a Uninter, por meio do qual alunos do curso de Pedagogia poderão atender crianças de comunidades carentes a partir de 2020. Dentro desta proposta, os futuros pedagogos e pedagogas ajudarão crianças do 2º ao 5º ano do ensino médio. O que se espera é que elas retornem à sala de aula alfabetizadas dentro da idade certa.

O mantenedor e diretor do Grupo ITS, Alexandre Araújo dos Santos, fez uma boa avaliação do seminário e concluiu que o evento, realizado em comemoração ao Dia dos Professores, cumpriu o objetivo de divulgar a novas tendências da área de educação para estudantes e profissionais.

Embed HTML not available.
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *