Segundo encontro de egressos do curso de Direito reforça vínculos e celebra a carreira jurídica

Autor: Rafael Lemos - Assitente de Comunicação Acadêmica

A Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS) realizou o Segundo Encontro de Egressos 2025 do curso de Direito da Uninter. O evento aconteceu no auditório do campus Garcez, em Curitiba, no dia 16 de junho de 2025. Estiveram presentes autoridades como o pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté, a diretora da ESGPPJS, Débora Veneral, a coordenadora do bacharelado em Direito, Tieme Saito, a coordenadora adjunta, Bruna Simioni e a coordenadora da central de carreiras e egressos, Cássia Cristina Ferreira.

Abrindo o evento, o pró-reitor de graduação, Rodrigo Berté, enalteceu o mérito da conquista dos espaços realizada pelos egressos e o papel da Uninter nesse processo. “A Uninter se alegra quando percebe que em algum momento nós fizemos a diferença para um cidadão ou uma cidadã. E uma diferença positiva que é a busca do conhecimento constante, ou aperfeiçoamento, ou a formação acadêmica. No caso de vocês, a formação acadêmica porque vocês já são egressos”.

Já, a diretora da Escola, Débora Veneral, declarou que os egressos representam orgulho para a instituição, pois representam uma extensão da própria Uninter na sociedade. “A formação que é dada aqui dentro da instituição pelos professores certamente vai torná-los e já os tornou profissionais diferenciados: com ética, com princípios, com valores e pessoas que vão contribuir com a nossa sociedade e é disso que nós precisamos. Então, hoje é um dia de muita alegria para nós”, ressalta.

Com a palavra, a coordenadora da central de carreiras e egressos, Cássia Cristina Ferreira, destacou o papel do setor no acompanhamento dos alunos formados. “A gente continua apoiando a empregabilidade de vocês. Temos projetos de mentoria em andamento, temos várias oportunidades de trabalho para recolocação no mercado de trabalho. Vocês estarem aqui, para a gente é um privilégio, também é uma forma de reconhecimento do trabalho que a Uninter vem desenvolvendo ao longo desses anos”.

Para a coordenadora adjunta, Bruna Simioni, receber os egressos no evento é motivo de orgulho não apenas pelas conquistas individuais, mas também pela trajetória futura de cada um deles. “Nós nos orgulhamos muito de cada um de vocês seguindo as suas carreiras, seja na advocacia, no serviço público ou em outras frentes e isso nos deixa satisfeitos em saber que o nosso trabalho também é acompanhar um pouquinho da trajetória de vocês”.

Também reforçando que o evento não se restringe à homenagem aos ex-alunos, a coordenadora do bacharelado em Direito, Tieme Saito, incluiu os professores na construção do sucesso dos egressos. “Eu diria que esse evento não é apenas para homenageá-los, mas para nós, professores, vocês aqui é selar o cumprimento de um propósito de vida. Ser professor é participar da trajetória de vocês, é fazer parte da construção também do caminho de vocês. E quando vocês fazem sucesso, também nós fazemos. Então é uma emoção muito grande recebê-los de novo à casa que é nossa”.

Durante a programação, os presentes prestigiaram a palestra Negociação e Persuasão, ministrada pelo professor de Direito Civil da PUC-Paraná Felipe Frank, que destacou a importância de soft skills no exercício da advocacia. “São basicamente habilidades que a gente normalmente não aprende na faculdade, mas que são essenciais para advocacia. Uma delas é, por exemplo, a habilidade de negociar, de se comunicar, de argumentar, de persuadir”.

Também aconteceu um painel de egressos em que alguns alunos foram escolhidos para falar sobre suas carreiras. Entre eles, Ângela Nogueira, Priscila Ramos e Kemilly Lugli. Ângela, após formada, foi incorporada ao corpo docente do curso de Direito da Uninter. “O Direito foi a minha segunda graduação e eu confesso para vocês que quando eu comecei a faculdade aqui na Uninter eu não esperava crescer tanto. Eu não esperava ter me aprimorado tanto. E isso foi só possível por causa do corpo de professores”, ressalta.

Já Priscila Ramos compartilhou sua trajetória com a carreira de advocacia iniciada há três anos e a conquista do escritório próprio. “Desde o primeiro dia que eu coloquei o pé aqui na instituição, eu sabia que eu queria o direito criminal. E agora eu compartilho algo muito pessoal aqui, que eu acho que muitos colegas já passaram, que na sexta-feira eu fiz o meu juramento e na segunda-feira [seguinte] eu estava com a porta do escritório aberta com reunião marcada com o cliente”.

Kemilly Lugli formou-se em 2018 e logo foi aprovada no concurso para ser delegada da Polícia Civil do Estado do Paraná. “Eu pensei na polícia Civil exatamente porque é o primeiro lugar ali onde a pessoa vai buscar um apoio. […] a gente é o primeiro momento que a pessoa tem acesso aos seus direitos fundamentais […] E a partir das próximas semanas vou estar lotada em Paranaguá e espero, agora mais próxima, poder participar mais do que vocês precisarem aqui, de eventos. Então, coloco aqui minha gratidão”, finaliza.

No encerramento do encontro, todos os egressos que estiveram presentes receberam um certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento à dedicação e conquistas na área jurídica pelas mãos dos professores do curso de Direito.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assitente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rafael Lemos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *