Repositório dará vida longa aos arquivos digitais da Uninter

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Depois de utilizar o pendrive, guardar vários documentos no Google Drive ou Dropbox, sem falar das frequentes armazenagens de áudios no Soundcloud, você já parou para pensar onde estas informações estarão daqui há dez anos, por exemplo? “O papel dura mais de 100 anos, mas ainda não temos 100 anos de tecnologia. Precisamos começar a desenvolver dentro da instituição, políticas de preservação digital”, explica Rafael Cobbe Dias, bibliotecário da Uninter.

A preservação digital é um termo utilizado para se referir a uma série de atividades que visam garantir a proteção dos conteúdos digitais, para que esses arquivos possam ser acessados a longo prazo. O projeto ROAD Uninter (Repositório de Objetos de Aprendizagem) tem a intenção de minimizar esse problema com a criação de um arquivo digital da instituição.

“Repositório institucional é um ambiente virtual onde toda a produção científica fica armazenada. Ainda não temos este sistema, mas já estamos trabalhando no seu desenvolvimento para que possamos futuramente implantar na instituição”, diz Rafael. Além dele, outros colaboradores que participam do projeto são a bibliotecária Vanda Fattori Dias, os professores Antonio Siemsen Munhoz, Armando Kolbe Junior, Desirê Luciane Dominschek, a gestora Marli de Azevedo e o analista de sistemas Leonardo Santos Teles.

Uninter está se adiantando para criar as políticas de preservação digital. Uma das ações da instituição para o desenvolvimento dessas políticas foi a participação de um de seus representantes no 3º SINPRED e o 5º Encontro de Rede Cariniana, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e pela unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foram três eventos voltados à preservação digital, tecnologias para revistas científicas, entre outros.

Durante o seminário, o bibliotecário Rafael Cobbe Dias apresentou o Projeto ROAD Uninter, que nessa primeira fase trata da organização documental da instituição. O evento contou com a participação dos representantes de várias universidades federais do Brasil vinculadas à Cariniana. Coordenada pelo pesquisador Miguel Ángel Márdero Arellano, é a maior rede de preservação digital da América Latina.

“É importante salientar a parceria da Uninter com o IBICT, essa parceria vai alavancar o projeto ROAD dando condição de trabalhar a preservação digital de maneira cooperativa” explica o bibliotecário. Além disso, essa colaboração vai garantir a preservação a longo prazo dos artigos publicados nas revistas científicas da instituição.

O evento é reconhecido internacionalmente e contou com palestrantes do México, do Canadá e Estados Unidos. Os seminários ocorreram em Brasília, no Palácio do Planalto, nos dias 3, 4 e 5 de maio.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *