Projeto Horizontes conduz alunos de Direito da teoria à prática

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Durante o primeiro semestre de 2019, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uninter promoveu atividades junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A missão do núcleo é levar para a prática o que os alunos do curso de Direito aprendem em aula, através do atendimento de casos reais nos sistemas de conciliação, com participação em audiências.

A atividade é oferecida no âmbito do Projeto Horizontes aos alunos a partir do 7º período. Entre as tarefas que os estudantes executam estão: participar de sessões e audiências, redigir peças processuais, visitar órgãos judiciais e acompanhar práticas de arbitragem e conciliação.

Dentro das atividades exercidas no último semestre, o destaque foi para a Semana Nacional de Conciliação, que ocorreu entre os dias 27 e 31 de maio, no TRT. Durante esses dias, os alunos tiveram que ajudar a solucionar disputas trabalhistas entre patrões e empregados. Para isso, foram feitos treinamentos de práticas processuais, de forma a preparar os alunos com intuito de capacitá-los para resolver os casos com mais eficiência.

O professor e coordenador do NPJ da Uninter, Ronald Silka, comenta que o objetivo do projeto é aproximar o aluno na prática, através de exercícios de advocacia em contato com a magistratura. “A partir dessa atividade prática, participando da análise de processos, audiências de conciliação simuladas e reais, sessões de julgamento, visitas orientadas aos fóruns de primeiro e segundo grau, os estudantes aprimoram todo o conhecimento adquirido em sala de aula”, conclui.

No dia 3 de junho, como atividade de encerramento do 1º semestre, os alunos visitaram o plenário no TRT e acompanharam julgamentos na sala de turmas do Tribunal.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Projeto Horizontes conduz alunos de Direito da teoria à prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *