Professores da Uninter voltam a ser alunos para entender seus alunos

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

Que a inovação fez da Uninter uma referência em educação no Brasil todos já sabem. O que talvez não pareça tão evidente é o esforço coletivo para não parar no tempo e ainda manter todas as atenções voltadas à qualidade do ensino que tanto a tem notabilizado. Isso requer visão estratégica de longo alcance e a capacidade de mobilizar toda a equipe em torno daquilo que faz a diferença da instituição. E a inovação não se dá apenas no campo das tecnologias; está, em especial, no campo humano.

Foi isso que se percebeu nesta terça-feira (1º) durante a jornada acadêmica que deu início ao período letivo do segundo semestre da Uninter. Sob o mote da inovação, o corpo docente da instituição começa o semestre letivo vislumbrando o futuro. “Estamos com grandes projetos para os próximos dois anos. Vamos cumprir a programação deste segundo semestre e desenvolver novas ideias, novos cursos e nossos professores fazem parte disso”, anunciou o reitor da Uninter, Benhur Gaio.

“Venha vivenciar a experiência de ser aluno” é o convite aos professores na jornada acadêmica, que segue ao longo desta semana no auditório do campus Garcez, em Curitiba. Segundo a diretora da Escola de Educação, Dinamara Machado, os docentes são incentivados ao constante processo de formação. “Formar professores é uma constante, por isso existe a formação continuada. A sociedade está mudando e se adaptando, nós também temos de fazer isso como professores”.

A jornada está focada num modelo de metodologias ativas aliadas às tecnologias, em que o professor vivencia o conceito de ser aluno na instituição. Para isso, os docentes estão assistindo a vídeo-aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo consiste em fazer o professor percorrer os mesmos caminhos do aluno no AVA, desde a inscrição inicial na plataforma até a emissão do certificado de conclusão das atividades. “Ou seja, eles estão experienciando o que é ser aluno Uninter”, reitera Dinamara.

“A educação é o futuro do Brasil. Hoje temos quase 200 mil alunos, o que revela o nosso compromisso com a formação dessas pessoas. Conhecimento novo não pressupõe tirar o velho fora, não deixaremos de acreditar nas coisas que sempre acreditamos, mas sempre é possível acreditar em novas coisas”, complementa o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider.

As atividades se estendem durante a semana com palestras presenciais, via Skype, Hangouts e oficinas. O professor deve se inscrever para participar.  A presença é registrada mediante o acesso ao AVA.  Para ganhar o certificado é necessário se inscrever pelo link  www.uninter.com/jornadaacademica2017/.

Dinamara encerrou a primeira noite da jornada acadêmica citando Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *