Laís ganha prata e bronze nos jogos paralímpicos universitários

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Praticar um esporte ou qualquer outra atividade física contribui para uma vida mais saudável. Mas não só isso. O esporte pode ser um aliado para o desenvolvimento de crianças e jovens com as mais diversas deficiências. A natação, por exemplo, foi um desafio e uma motivação para Laís Maryana Soares Pires, que tem paralisia cerebral. Laís é aluna do curso de Pedagogia da Uninter.

Aos 19 anos Laís coleciona medalhas, sonhos e muita disposição. Participando de competições desde os 12, representou Curitiba nos Jogos Paralímpicos Universitários 2017, realizado em São Paulo entre os dias 26 e 30 de julho. Foi na competição, que contou com cerca de 250 atletas universitários de todo o Brasil, que a estudante conquistou duas medalhas. Uma de prata nos 100 metros costas e outra de bronze nos 50 metros livre.

“Foi muito legal estrear nos jogos universitários ganhando medalha de prata e bronze. Eu competi com outras nadadoras que, assim como eu, não tinham índices excelentes de tempo e coisas assim, o que foi muito bom, pois tínhamos a mesma deficiência e nadamos quase nos mesmos tempos”, ressalta Laís.

Laís conta que sempre foi para jogos escolares e destaca que esta foi sua primeira experiência com jogos universitários. “Aprendi muitas coisas dentro e fora da água e pude conhecer pessoas novas, ajudar amigas e ser ajudada por elas, como, por exemplo, em congressos técnicos e em reuniões em que tivemos que estar prontas para tudo. Afinal, estávamos sem técnico”, diz.

A nadadora explica que o trabalho é pesado mas a recompensa de conhecer pessoas novas e explorar cada vez mais sua capacidade é imensurável. Os treinos acontecem três vezes por semana, mas quando as competições se aproximam, Laís intensifica a frequência na piscina e reveza com treinos na academia. “Para mim, os campeonatos são uma forma de lazer, é o momento de sentir a adrenalina. É muito bom”, diz a medalhista.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *