Professor da UNINTER ministra palestra em Portugal

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, Paulo Negri Filho, ministrou uma palestra sobre as vinhetas de abertura de telenovelas brasileiras, na Universidade Nova Lisboa, em Portugal.

Durante a apresentação surgiram várias perguntas a respeito das vinhetas, que em Portugal, são chamadas de “genéricos”. Muitos questionamentos eram em relação à realidade audiovisual brasileira, que é diferente da portuguesa, especialmente, a produção das vinhetas, que lá tem construção mais simples e figurativa.

A oportunidade de falar sobre o tema na Europa contribuiu para o coordenador da UNINTER realizar a pesquisa de campo para o seu doutorado e ter uma troca de informações com pesquisadores europeus. “A troca de experiências, com os estudantes e a professora Isabel, minha anfitriã, foi fundamental para repensar a pesquisa que venho realizando formalmente desde 2013 e empiricamente desde muito tempo. A realidade da teledramaturgia portuguesa tem características bastante específicas, diferenciando-se do Brasil. Os nomes das telenovelas, por exemplo, assim como o enredo, muitas vezes são criados a partir de músicas”, comenta Negri.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *