Pós-doutorado terá pesquisa inédita com tutores da UNINTER em todo o país

Alice Gonçalves – Estagiária de Jornalismo

A frase de Benjamin Franklin “Trabalha com gosto e terás o gosto do trabalho” resume a importância do bem-estar no âmbito profissional. A pesquisa de doutorado do professor de Filosofia da UNINTER Everson Nauroski, realizada entre 2011 e 2014, comprovou por meio de estudos que as condições de trabalho podem afetar positiva ou negativamente a vida das pessoas, não apenas profissionalmente.

Ou seja, para uma vida de sucesso é indispensável que o desenvolvimento no ambiente de trabalho esteja sendo satisfatório, pois a identidade pessoal pode ser alterada pelo trabalho – ou pela falta dele. E isso tem impacto também sobre as pessoas no entorno.

Pensando nisso, o professor dará continuidade à pesquisa no pós-doutorado a partir do início do ano na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto terá como foco os tutores dos polos da UNINTER em todo o país. Nauroski lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Educação e Sociedade (GETES) e explica que alguns dados, como expediente, carga horária e formação, já foram coletados. Outros estão em andamento por meio de questionários aplicados aos tutores.

“Vou buscar aprofundar os estudos sobre o trabalho dos tutores, analisando aspectos como a identidade dos profissionais, como eles se nomeiam, como observam o seu ambiente de trabalho, em que momentos eles se sentem valorizados ou desvalorizados, além de dar espaço para que eles façam apontamentos sobre possíveis melhorias”, esclarece.

O pós-doutorando aponta que as condições de trabalho de cada tutor repercutem também no olhar dos alunos perante a instituição, ou seja, a carreira de um profissional, além de embasar a sua identidade pessoal, também pode influenciar a vida de outras pessoas.

Edição: Mauri König

 

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *