Pedagogia que transforma vidas merece prêmio

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A educação é uma das áreas da sociedade mais afetadas com as mudanças tecnológicas. O volume maciço de informações disponíveis a um toque dos dedos e as mudanças radicais na forma como consumimos conteúdos das mais diversas mídias são dois exemplos destas alterações profundas em nossas vidas. Com isso, a pedagogia também enfrenta a necessidade de se adaptar, e os educadores precisam romper as barreiras da sala de aula.

Karen Regina Alves, aluna do curso de Pedagogia da Uninter na modalidade a distância, pode ser vista como um exemplo desse novo educador. Ela foi a vencedora da categoria Educação Infantil do 1o ao 3° ano, na 9° edição do concurso regional “Ação Destaque 2019”, junto com a colega Tais Riquetta. A premiação, cuja entrega aconteceu no último dia 9 de outubro, busca destacar boas práticas de professores e gestores parceiros, e é promovida pela Editora Opet.

A satisfação da estudante fica evidente quando ela fala do prêmio. “Foi minha primeira inscrição em um concurso, e com muita dedicação, amor pela profissão, empenho e leituras consegui chegar na final e trazer um prêmio inédito para Campina Grande do Sul”, conta Karen.

A estudante desenvolveu um projeto de conservação da água para turmas da educação infantil. Seu objetivo era “transformar os alunos em agentes transformadores e levar a conservação da água também para os familiares”. Segundo ela, o projeto superou as expectativas e conseguiu envolver as famílias e a comunidade, que antes não possuíam vínculo com a escola.

Karen atua como educadora infantil do município de Campina Grande do Sul (PR) desde antes de ingressar no ensino superior. Com o passar do tempo, sentiu a necessidade de estudar e progredir na profissão que escolheu. “Eu precisava me aperfeiçoar profissionalmente”, diz ela. Em 2017, ingressou no curso de Pedagogia da Uninter, vinculada ao polo de apoio presencial da EAD na cidade.

Como já tinha experiência na área, foi capaz de unir o conhecimento teórico ao prático de forma muito rápida e eficiente. “Muitas coisas que aprendi na teoria, pude colocar em prática com meus alunos na sala de aula, melhorando os métodos de ensino. Além disso, o curso foi essencial para meu crescimento”, comenta.

Agora, a futura pedagoga planeja novas conquistas. “Com certeza irei me inscrever em vários outros concursos, isso é somente o começo de uma longa jornada”, diz.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Karen Regina Alves


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *