Uma peça nada disléxica para falar sobre a dislexia

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que dificulta principalmente a leitura, o que prejudica o desenvolvimento da criança e pode, inclusive, acarretar episódios de bullying na infância. No último dia 2 de outubro, no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis (SC), foi encenada a peça “Um divertido passeio pelo mundo da dislexia”, de autoria de Ricardo Mondenezzi e direção de Carlos Marques.

De forma lúdica, a apresentação aborda os problemas envolvidos com a dislexia e, além de entreter e divertir a plateia, ajuda a resgatar a autoestima das crianças que sofrem com esse transtorno. O evento contou com a presença da orientadora educacional Janaína Nunes e de estudantes do curso de Pedagogia do polo Ingleses da Uninter, que apoiou sua realização.

O enredo da peça conta a história de Pedrinho, um garoto disléxico que sofre com a incompreensão dos pais e acaba sendo tachado de preguiçoso e burro. “É interessante fazer essa abordagem e ressaltar a importância que a família tem que empenhar na vida escolar. A educação não engloba apenas o âmbito escolar, mas também em casa”, destaca o autor, Ricardo Mondenezzi, que também atua no espetáculo.

A peça ainda conta com as presenças da fonoaudióloga Sabrina Luz e da especialista em dislexia Nadine Heisler. As duas convidadas fazem um bate-papo com os espectadores ao final da apresentação, para tirar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Janaína Nunes comenta que já presenciou o bullying em sala de aula causado por um problema de dislexia. Ela ressalta que o educador precisa estar preparado para lidar com a situação. “Procurei sanar de todas as formas, orientando as crianças a respeitarem as diferenças de ser de cada um”, conclui. A equipe realizadora da peça pretende agora levá-la para outras regiões do Brasil.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Florianópolis Ingleses


1 thought on “Uma peça nada disléxica para falar sobre a dislexia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *