EAD

Para embarcar na matrícula e navegar na graduação

O estado de Santa Catarina demonstra crescimento acelerado na oferta de educação superior. Segundo o Caderno de Indicadores Educacionais de Santa Catarina, em 2018 mais de 125 mil alunos optaram pela educação a distância nas universidades do estado. A Uninter contribui com esse avanço por meio dos seus 49 polos de apoio presencial da educação a distância no estado.

Os novos “marujos” da Uninter foram recebidos com brincadeiras e atividades descontraídas no polo de Navegantes (SC), nas noites de 18 a 22 de fevereiro deste ano. A equipe que comandou a recepção foi composta pela gestora do polo, Regine Ramos, pelo tutor das engenharias, Juliano Rosa, pelo tutor da área de bacharelados e tecnólogos, Fábio Kotowski, pela coordenadora, Maria Solange de Souza, além das tutoras da área de licenciatura, Raquel Fink e Ana Rubia do Amaral.

“Criatividade” é a palavra que definiu a aula de 2019. Regine observou que no ano anterior aconteceram muitos cancelamentos de matrículas após a aula inaugural. “Reparei que no outro dia depois da inaugural tinha cancelamentos de matriculas, percebi que os alunos saíam assustados e achavam que não conseguiriam dar andamento ao curso”. Incomodada com o fato, ela resolveu agir. E neste ano foi diferente.

Com o intuito de fazer com que o aluno se sentisse acolhido pela equipe da Uninter, o polo realizou várias dinâmicas, mas sem deixar de falar dos sistemas acadêmicos e de apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “Todas as aulas tiveram atividades diferentes para que os alunos se conhecessem”, conta a gestora.

Já ouviu falar na dinâmica do cavalo?  Não? A dinâmica é composta por três imagens, e o aluno tem que montar dois cavaleiros com elas, sem cortar ou dobrar o papel. A atividade foi realizada em duplas para que, no final, os alunos percebessem que ali era o começo de um longo caminho, e que durante o percurso pedir ajuda facilitaria a chegada ao objetivo.

Outra dinâmica curiosa foi a do balão precioso. Cada aluno recebeu um balão, um pedaço de papel e um palito de dentes. Primeiro os alunos tinham de escrever seus sonhos em um papel, depois mantê-lo seguro e ficar com o balão. Quem ficasse com o balão inteiro até o fim, ganhava. No final, havia somente 5 balões. “Explicamos que a ideia da dinâmica é cuidar dos nossos sonhos sem destruir os sonhos dos outros, por mais dificuldades que tenhamos, nossos sonhos merecem todo o cuidado”, diz a gestora, feliz com o resultado dos calouros.

“Pensei que seria apenas uma conversa, sem muito ânimo, pois não conhecia ninguém. Mas foi divertido, o tutor Fabio soube explicar muito bem, e a coordenadora Solange arrasou na dinâmica e fez acontecer mesmo”, relata Laura Oliveira Pereira, caloura de Ciências Contábeis, que promete continuar remando até concluir sua graduação.

Em 2019 foram 120 alunos matriculados, com apenas uma matrícula cancelada. “Esse ano foi um sucesso nas matrículas, foi uma pena que teve um cancelamento, pois a ex- aluna estava muito feliz com a Uninter, mas por questões financeiras ela teve que trancar o curso. Ela disse que quando se estabilizar vai voltar”, comenta Regine, bastante satisfeita com o resultado geral.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Navegantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *