JUIZ DE FORA

E agora, qual profissão escolher?

A conclusão do Ensino Médio apresenta aos adolescentes um momento de escolha: ingressar em uma faculdade ou buscar colocação no mercado de trabalho? É normal ter muitas dúvidas diante da questão “qual a profissão vou seguir?” Uma ferramenta muito eficaz para ajudar os jovens a tirar essa dúvida é o teste vocacional, que busca identificar interesses e as aptidões dos alunos nas diversas áreas profissionais que eles podem vir a exercer em seu futuro.

Em Juiz de Fora (MG), o polo Uninter lançou um projeto que auxilia jovens na escolha da profissão. Para isso, no dia 4 de abril aplicou um teste vocacional para 50 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (Polivalente), localizada na zona norte da cidade.

O projeto visa auxiliar os jovens na escolha da carreira e divulgar a educação a distância da Uninter para alunos de escolas do Ensino Médio, Ensino Técnico e EJA (Educação de Jovens e Adultos), despertando nos adolescentes a vontade e sonho de ingressarem no ensino superior. “A importância desse contato é essencialmente despertá-los para esse passo, que está tão próximo, que é ingressar em uma faculdade”, comenta a gestora do polo, Maria Dornellas.

O teste foi aplicado em uma sala ampla, seguido de um bate-papo com os alunos que os ajudou a refletir sobre qual área a seguir na hora de escolher um curso. “Os resultados foram surpreendentes, pois os alunos disseram que o resultado do teste foi super certo com a área que tinham em mente ou que já sabiam, e tiveram certeza da sua vocação e sua área de atuação”, complementa Maria.

O próximo teste vocacional está previsto para ser aplicado no início de maio, na Escola Almirante Barroso, para aproximadamente 120 alunos do Ensino Médio.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Augusto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *