ESPORTES

O caminho suave do polo de Tatuí

O judô é um esporte derivado do jiu-jítsu, criado com base na observação de toda a física envolvida nos movimentos do corpo humano. Jigoro Kano, seu fundador, buscou criar uma forma de autodefesa que servisse para mulheres, homens, crianças e idosos e chamou essa técnica de judô, que significa caminho (ju) suave (dô).

O esporte criado por Kano tem um código moral que prega alguns valores, como cortesia, coragem, amizade, autocontrole e honra. Esses princípios do judô têm ajudado no “resgate, na oferta de oportunidades, na disciplina, inclusão social e na formação de carreira como judoca”, segundo Alexandre Mendes da Cunha, mestre que dá aulas no polo Uninter Tatuí (SP).

O polo sediou um evento, no dia 17 de dezembro de 2018, organizado pela Unam TR (União das Artes Marciais de Tatuí e Região) para entregar a “Homenagem Desportiva” para 100 desportistas da região. 10 academias também enviaram representantes para prestigiar o evento.

Para Alexandre, o prêmio foi importante, pois “a premiação representou a valorização do ensinamento empregado na educação e orientação das gerações que foram e virão a fazer parte de um trabalho iniciado há 49 anos, onde de aluno me tornei professor, educador, orientador e referência para o esporte das artes marciais”.

E o mestre ainda ressalta que pretende continuar a “motivar e mudar vidas, como a Uninter faz”, unindo esporte e educação.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Tatuí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *