Os desafios de manter a qualidade de vida no home office

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

Top view portrait of a woman lying at the desk near the laptop. Education, business concept photo. Lifestyle

Com a chegada da pandemia, a rotina de boa parte da população foi bastante afetada, e uma das mudanças mais significativas ocorreu na modalidade de trabalho, que foi do presencial para o home office. Esse estilo de trabalho vem sendo um desafio para muitas pessoas que tiveram de se adaptar a essa nova realidade.

Esse foi o tema abordado pelo professor Vitor Hugo Lopes, da Escola Politécnica da Uninter, na live Como manter a qualidade de vida no home office (clique no link para assistir), transmitida pelo Youtube no dia 04.mai.2021. Lopes falou sobre como enfrentar as situações do dia a dia e manter a qualidade de vida com o trabalho remoto. O professor também compartilhou suas próprias experiências de como está sendo sua vida em home office.

Lopes começou sua apresentação fazendo um comparativo com a sua vida antes e durante o home office. Ele comenta que antes da pandemia sempre teve uma rotina, cumprindo seu horário de trabalho, além de ter a companhia de outras pessoas do ambiente de trabalho. “Desde março de 2020, quando teve liberação para o teletrabalho, as dúvidas e preocupações começaram a surgir”, comenta.

Lopes é professor há 43 anos e se encontrou diante da necessidade de mudar radicalmente sua forma de trabalhar. Um dos pontos abordados na live foi justamente esse desafio de adaptação, principalmente na vida dos professores. Ele conta que “um dos principais desafios é a interação com os alunos, fazer algo que possa prender atenção das pessoas, gerando assim um engajamento maior”.

O professor ainda afirma que além dos desafios profissionais, o home office também impactou a vida pessoal de cada um e aumentou as preocupações e cuidados com a mente e o corpo. Ele relata que por conta do contexto de isolamento social, engordou oito quilos e começou a ter alguns problemas de saúde. Por causa disso, precisou pensar mais na sua qualidade de vida e mudar hábitos.

Lopes deu algumas dicas que o ajudaram a melhorar a sua qualidade de vida e saúde física e mental. Uma delas foi sobre gerenciar o tempo. “É importante estabelecer uma rotina e não passar do horário do expediente simplesmente por estar em casa, pois assim como existia uma jornada de trabalho antes da pandemia, com horários, é aconselhável permanecer com essa organização de horário e não se sobrecarregar”.

Outra dica é fazer exercícios físicos e mudar alguns hábitos de vida, mesmo estando em casa. O professor afirma que por estarmos fazendo as tarefas no mesmo ambiente, na frente do computador, isso faz com que não nos exercitemos, o que pode ocasionar alguns problemas de saúde. Aliando essas dicas a uma boa noite de sono e o controle de ansiedade, é possível manter uma boa qualidade de vida no home office.

Lopes conclui lembrando os maridos de ajudar as mulheres nas tarefas domésticas, pois elas estão sobrecarregadas. É importante valorizar a convivência no lar para superar este momento. “Que a gente possa criar boas alternativas para que possamos passar por esse período cuidando da mente e do corpo e gerenciando o tempo e a rotina”, salienta.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *