Como preencher o seu próprio Cinto do Batman e se tornar um engenheiro 5.0

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

A formação em engenharia é conhecida por seu alto grau de exigência, o que torna os formandos da área profissionais bastante requisitados no mercado. Como acontece em praticamente todas as áreas de atuação atualmente, os avanços tecnológicos modificam profundamente o dia a dia do engenheiro.

Na última quarta-feira, 05.maio.2021, ocorreu o evento Quem é o novo engenheiro 5.0, da Escola Politécnica da Uninter. O evento foi ministrado por Alexandre Carmo (foto), engenheiro da computação e mestre em engenharia da automação e diretor de projetos internacionais em SAP, atendendo empresas como Nestlé, Ford, BMW, Renault, Petrobras e outras. Além disso, é chairman (presidente) da AC Group.

O evento abordou questões sobre a carreira da engenharia, quais as principais habilidades e competências desse profissional e onde se encontram as melhores oportunidades.

Habilidades e sonhos

Alexandre Carmo vivia em São Paulo, vindo de uma família desprovida de recursos, mas com ensinamentos valiosos que fizeram um diferencial para sua formação. “Meu pai era vendedor de livros. Ele percorria o interior do estado e eu aprendi muito com ele. Quando comecei a escrever sobre esse tema, separei algumas falas dos meus pais pois acho fundamental quando as inserimos dentro do contexto de carreira. Ele dizia assim: ‘Ser honesto, ser esforçado, pontual, flexível, organizado, fazer as coisas com energia e foco, fazer sempre a mais, estar preparado, são coisas que você pode fazer mesmo sem ter talento’”, completa.

Alexandre tinha o sonho de ser engenheiro. Em uma conversa com seu pai, ouviu a importância das habilidades e das qualificações, de uma forma bem lúdica: “A habilidade é como o cinto do Batman. Quando você abre o cinto do Batman, tem inúmeras possibilidades para resolver os problemas”, conta.

Foi aí que Alexandre começou a entender. E chegou à conclusão que não tinha nenhuma habilidade. “Meu pai me deu uma ajuda, me matriculou no curso de datilografia, que na minha época, na década de 90, era muito importante e muito caro”, afirma. Segundo o engenheiro, seu pai lhe ensinou que ou você diminui seus sonhos ou aumenta suas habilidades. A escolha é sempre sua.

É necessário buscar o diferencial, o profissional 5.0 é aquele que se adequa, que flexibiliza as mudanças e o dinamismo da empresa. Seis meses após ser contratado para o primeiro emprego, Alexandre recebeu uma promoção, e foi aí que justamente a datilografia fez a diferença nessa nova função.

O profissional 5.0 e o life long learning

Fazer da vida um constante aprendizado, isso é life long learning. O profissional 5.0 tem que ser assim. “Nenhuma empresa está disposta a contratar alguém que não seja flexível a novos processos e busque essa constante evolução e aprendizado”, ressalta Alexandre.

As empresas sempre exigem pré-requisitos superiores à vaga pensando em uma evolução do contratado, pois o processo de admissão é custoso. “Normalmente empresas trabalham sobre uma cultura operacional, com planos de carreira. Elas colocam sempre requisitos já pensando que aquele profissional poderá ser útil em outras funções ou em algumas promoções. Porque não faz sentido ela contratar e daqui a pouco, se precisar de mais, ela demitir e contratar outro. Esse é um processo custoso, que traz prejuízo para ambas as partes. Então é normal colocar requisitos que se sobrepõem àquela função que se está contratando”, afirma.

Uma das principais características do profissional 5.0 é o planejamento. Sem planejamento de carreira, qualquer caminho vai servir. “Acredito que um plano de carreira é mais importante que um salário alto”, afirma.

Alexandre conta que seu objetivo sempre foi ser engenheiro, mas ele sabia que também precisava aprender computação, e os cursos eram muito caros. Então decidiu procurar emprego em empresas de informática. “Pensei em procurar empregos em uma escola de informática para quem sabe ganhar um curso. Mandei currículo e uma delas me contratou, mesmo com menor salário eu fui, buscando esse meu objetivo”, completa.

É sempre importante buscar qualificação para preencher o seu “Cinto do Batman”, esse é o grande diferencial. Além disso, é muito importante ter um planejamento de objetivos, ter um propósito. Isso interessa às empresas e é necessário para cada um de nós. O profissional 5.0 agarra as oportunidades e está sempre com o radar ligado. “Meu avô me falava que conhecimento não ocupa espaço”, ressalta. Tudo gera resultado, seja a médio ou a longo prazo.

Decisões que mudam a vida

Tempos depois, Alexandre recebeu uma proposta para dar aula de computação, como instrutor, mas não tinha experiência, além de ser muito tímido. Mas a prática gera experiência, o profissional 5.0 deve ser proativo e enfrentar seus medos. “O meu medo era falar em público. Eu decidi seguir o conselho do meu patrão, ele falou para eu desenvolver isso, essa habilidade de falar em público. E aí decidi mudar a postura na minha faculdade, como tinha que entregar projetos e trabalhos constantemente que precisavam de apresentação, eu decidi que toda vez eu seria o primeiro a me colocar à disposição para apresentar. E aí comecei a ganhar confiança, no começo foi difícil, mas fui superando. Os professores começaram a me ajudar”, lembra.

Tomar decisões ou saber tomar decisões é muito importante, é uma característica do profissional 5.0. Num cenário tão incerto e sem garantias, é importante enfrentar os desafios de maneiras cada vez mais criativas e através de alternativas que você mesmo vai criar.

Alexandre foi pai pela primeira vez com 19 anos, algo que mudou sua vida. “Eu pensei que precisava assumir outros desafios, ganhar mais dinheiro, mas desistir da faculdade nunca foi uma opção”, conta.

Surgiu a oportunidade de trabalhar em uma outra empresa, que contratava profissionais e os colocava em multinacionais. “Era uma empresa que terceirizava a mão de obra de profissionais de tecnologia para grandes empresas. Aí eu fui fazer o teste nessa empresa, e passei. E eles iam me encaminhar para um cliente que iria me fazer uma avaliação mensal, era a Petrobras”, conta.

“Se alguém te oferecer uma oportunidade excepcional, mas você não tem certeza se dá conta do recado, aceite e vá aprender como fazer. Eu sempre tive isso muito presente na minha vida. O que eu não sei fazer eu sei aprender a fazer. Então topei o desafio e fui para essa empresa que me encaminhou para Petrobras. Me mandaram para um lugar a 800 km de Manaus, eu levei um susto, mas era importante. Além disso, tinha um ótimo salário e teria ótimas oportunidades de crescimento. Acabei ficando 4 anos por lá e aprendi muitas lições, tais como: ser resiliente, aprender a negociar, desenvolver Networking, aprender idiomas. Aprendi também um pouco de SAP. Esse trabalho foi onde eu mais ganhei experiência na vida”, completa.

Outra característica importante do profissional 5.0 é empreender. É muito importante o engenheiro ser empreendedor e gerar as próprias oportunidades. Portanto, é necessário estar sempre com o radar ligado, pois em todo lugar você pode encontrar uma oportunidade e se diferenciar, ser proativo.

“Me tornei um engenheiro especialista em SAP, que é uma tecnologia que ajuda empresas e seus profissionais a serem mais eficientes. O Sap conecta os departamentos, e isso é importante pois todos se ajudam, aumenta a produtividade e você otimiza o tempo. As maiores empresas do mundo usam SAP, as ofertas para quem trabalha e tem conhecimento SAP são maiores”, conclui.

Você pode conferir a gravação completa do evento clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *