Treinamento capacita professores para o bom uso das mídias sociais

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

As redes sociais ocupam hoje um papel central na comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para os profissionais da educação, elas podem ser um instrumento poderoso na divulgação de conteúdos e na promoção do engajamento.

Na última quinta-feira, 06.maio.2021, ocorreu o evento “Conhecendo as mídias sociais II”, da Escola Politécnica da Uninter. O treinamento, transmitido pelo Microsoft Teams, foi ministrado pela professora Jessika Alvares e contou com a participação de professores e convidados. O grande foco foi no desenvolvimento das postagens para as grandes mídias, especialmente Instagram e Linkedin.

Jessika abriu o encontro falando sobre como criar posts de conteúdo para os alunos, dando várias dicas para engajar o público e ser eficiente, como onde buscar informações e imagens, onde encontrar plataformas que auxiliam na criação do post e conteúdos.

A palestrante realizou um passo a passo, mostrando as etapas de criação do post na prática. Primeiro fez a seleção de imagens, buscando em bancos de imagens gratuitos, como Adobe Stock, Pixabay, e outros. Depois usou a ferramenta Canva para a edição dessas imagens e a adição de conteúdo personalizado. Esta ferramenta é ideal, pois já possui edições pré-montadas nas medidas exatas para cada rede social, o que facilita todo o processo.

A professora mostrou algumas produções já feitas como exemplo, fez a análise de vários casos e apontou erros e acertos. Entre suas dicas principais, a orientação foi por apresentar imagens autoexplicativas nos posts e reduzir a quantidade de texto – quanto menos, melhor.

Jessika ressaltou a importância de usar o texto das postagens apenas como um “apoio”. As imagens devem buscar ter as informações suficientes. Quando não for possível, a descrição é um espaço para complementar. Os professores também debateram layouts padronizados e padrões de cores, além das melhores maneiras para interagir nas redes sociais.

O professor Felipe de Aguiar Neves falou sobre projetos que foram apresentados em forma de vídeo e sobre a publicação de vídeos em geral. São posts fáceis e que todos conseguem fazer: “Nós conseguimos fazer um projeto simples e gerar um post. Não precisa nem ser com texto, dá pra fazer uns vídeos bem legais. Além disso existe a produção de memes, é legal para estreitar a relação com os alunos e mostrar que a gente também brinca, também dá risada das mesmas coisas”, afirma.

Os professores alertaram que é importante colocar o logo, a marca da Uninter dentro do post, pois se alguém quiser copiar é possível identificar quem produziu e de onde veio.

O foco atual são as redes Instagram e LinkedIn, com o LinkedIn mais focado em produção de postagens em texto e o Instagram mais focado em imagens e vídeos. O Facebook acaba ficando um pouco de lado, pois muitos já deixaram de usá-lo, mas não deixa de ser uma importante ferramenta, só não está tão em evidência quanto as demais.

Novos treinamentos serão disponibilizados com foco no Linkedin para melhorar os textos e as postagens na plataforma, que tem se tornado cada vez mais relevante no cenário atual.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *