O mundo digital é aliado do empreendedorismo

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Man Working Laptop Connecting Networking Concept. Happy casual mature man using smartphone and laptop computer in cafe. Businessman sitting in a restaurant talking on mobile phone while working on a laptop. Smiling businessman working on laptop sitting in a cafe. Smiling Caucasian man rewriting in social network with his friend via laptop computer and texting over smartphone.

A maratona “Venda + na Black Friday”, realizada no dia 27.nov.2020, teve 11 horas de palestras com temas relacionados ao maior evento de promoção varejista do Brasil. A segunda temática do dia abordou o uso dos meios digitais para alavancar os negócios. O empresário Ney Queiroz  falou sobre “Empreendedorismo Digital”, em palestra mediada pelo professor Achiles Batista Junior, do curso de Marketing da Uninter

CEO da Green Mentoria e coordenador de um programa de aceleração de startups, “Silicon Valley Inspiration”, Ney abordou aspectos do e-commerce para auxiliar os empreendedores que precisam migrar a sua loja do ambiente físico para a internet e não sabem como fazer isso. (Você pode assistir à palestra completa clicando aqui). “Já faz alguns anos que eu caminho nessa indústria do digital. 10 anos atrás tínhamos um grande trabalho de convencer os clientes e os empresários de que era necessário ter um ambiente digital”, comenta, ressaltando que hoje o digital se tornou obrigatório para todos os empreendimentos.

Achiles relembrou que a Uninter oferece o curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital. “Quando falamos de empreendedorismo digital, imediatamente eu lembro do Ney Queiroz, porque ele está trabalhando com uma assessoria e consultoria para startups, e muitos alunos da Uninter têm ótimas ideias de startups”, enfatizou.

A relação entre a pandemia e o mundo digital

Antes da pandemia do Covid-19 se espalhar por todo o mundo, alguns empresários ainda acreditavam que não seria necessário ter lojas virtuais para atender seus clientes. Mas a pandemia acelerou a transformação digital, impactando diretamente nas atividades comerciais. O restaurante que antes estava disponível aos clientes somente de maneira física, agora está presente em aplicativos de entrega delivery, e isso também aconteceu com vários outros nichos no mercado.

“Essa é uma lição aprendida globalmente, e todos os negócios a partir de agora serão também digitais. Hoje quando falamos de empreendedorismo digital estamos falando de todo mundo. Não importa se o negócio tem um ponto de atendimento presencial, ele deve ter também o atendimento digital. É muito importante entender que isso abre uma grande janela de oportunidades para todos que trabalham ou pretendem trabalhar no ambiente digital”, destacou.

Empreender na web

O modelo startup é característico do empreendedorismo digital. No Vale do Silício, muitas startups nasceram e se expandiram pelo mundo, como Airbnb, Uber, Facebook, Google, e Apple. Ney acredita que é possível delinear um conjunto básico de conceitos que guiam estes negócios, centrados nas ideias de iniciativa e adaptação:

  1. Não há nada de errado em falhar
  2. O erro é uma oportunidade de aprendizagem
  3. A falha faz parte do negócio, faz parte da trajetória de sucesso
  4. Ninguém deve ter vergonha de ter errado
  5. O segredo é errar rápido e barato
  6. Não adianta planejar durante meses o lançamento de produtos ou serviços
  7. O melhor a fazer é lançar rapidamente o produto, conquistar o mercado e fazer adaptações ao decorrer do tempo

Outro ponto central das relações digitais que afeta o comércio é o imediatismo. Achiles relata que tem percebido nos clientes um aumento contínuo de insatisfação, sobretudo em relação à espera pelo produto ou serviço. “Alguns anos atrás as pessoas frequentavam o cinema, esperavam na fila para comprar um ingresso, e agora no mundo digital elas passaram a comprar ingressos online, assim abolindo a fila de espera. Eu sempre falo sobre a percepção de tempo em cada pessoa. As percepções sobre qualidade, preço, agilidade, vem mudando de geração para geração”, diz.

Para Ney, o consumidor exigente é aquele que espera ser atendido da melhor maneira possível. “Às vezes a melhor maneira é a agilidade. Existe o lado negativo que é a impaciência do consumidor, mas o fato das pessoas quererem de imediato a informação, e receber logo o produto, é uma nova realidade com a qual as empresas precisam conviver”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *