Gestão de serviços é fundamental para o sucesso das empresas

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Aproveitando os embalos da Black Friday, a Uninter realizou no dia 27.nov.2020 a maratona “Venda + Na Black Friday”, um dia inteiro de palestras comandadas pelos professores da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do grupo. Totalmente online, o evento contou com 11 lives que abrangeram diversos temas do mundo dos negócios, transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Uninter no Youtube.

Dentre as temáticas abordadas, à noite aconteceu a palestra Gerência de Serviços: um diferencial de competitividade, mediada pela coordenadora do curso de Gestão Empreendedora de Serviços, Grazielle Ueno Maccoppi, que recebeu a gerente de marcas Cláudia Gerber. Com experiência em comunicação, marketing, branding e gestão comercial, com destaque para relações entre consumidores e marcas, Cláudia abordou a importância de se prestar um bom serviço para o consumidor, essencial para que a empresa tenha sucesso.

Cláudia começou sua palestra oferecendo explicações sobre o que seria gestão empreendedora de serviços, a quem se destina e os seus diferencias. “Tudo que se relaciona ao mercado envolve serviços, a gente tende a achar que você compra um produto ou um serviço, mas na verdade não é assim que funciona, porque mesmo quando você compra um produto você é atendido por uma pessoa física ou você faz a compra no site, tem a pessoa que entrega, tem a logística, tudo isso são serviços”, explica.

Para que um novo negócio apresente bons resultados é preciso entender a importância de uma boa gestão. Para quem possui a gana de empreender, a gestão é um processo praticamente natural, pois estas pessoas possuem um dom natural de colocar as ideias em prática. Porém, é sempre importante estudar sobre como atuar corretamente dentro do campo de gerenciamento de pessoas, sabendo analisar corretamente as diferentes estratégias.

Logo após, a palestra abordou alguns detalhes sobre empreendedorismo. “É algo desenvolvido por pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir e organizar recursos financeiros e operações internas, além de lidar muito bem com vendas”, explica Cláudia.

A crise econômica causada pelo novo coronavírus fez crescer o número de empreendedores no Brasil em 2020. Segundo dados divulgados pelo Portal do Empreendedor, plataforma do governo federal, foram registradas 1.151.041 novas formalizações, os números são do período de final de fevereiro e fim de setembro. Isso representa um salto de 14,8% no número de novos microempreendedores individuais em comparação aos primeiros nove meses do ano de 2019.

No terceiro tópico abordado, Cláudia falou sobre aspectos da área de serviços. De acordo com a professora, essa área por muito tempo foi marginalizada nos estudos da economia, porém este é um setor que está em constante crescimento. “Isso acontece pois, por meio de serviços diferenciados e de qualidade, as empresas conseguem se destacar em um cenário cada vez mais competitivo”.

Finalizando a palestra, foram explorados pontos que mostraram a importância e o aumento do uso dos serviços. Mudança de hábitos das famílias, compras pela internet e consumidores emponderados elevaram o conceito sobre serviços. De acordo com Cláudia, o setor terciário no Brasil vem registrando um grande crescimento, principalmente a partir do final do século XX. Atualmente, ele responde por mais de 70% dos empregos no país. O setor de serviços tem ainda o maior índice de geração de emprego dos últimos anos.

A transmissão encontra-se disponível no Youtube, basta acessar aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Amina Filkins/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *