EAD

O futuro da educação é flexível

“Não há algoritmo definitivo para o sucesso em EAD, apenas experimentação com ideias e recursos trazem resultados positivos”. É com estas palavras que Fredric Michael Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), iniciou sua apresentação do 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado de 3 a 07 de outubro em Florianópolis (SC).

Na Uninter, a experimentação tem feito parte dos processos de desenvolvimento de cursos e metodologias de ensino. Um exemplo disso foi a criação do curso superior de Tecnologia em Marketing Digital, modalidade a distância, em fevereiro de 2018, que consiste no estudo e prática do Marketing voltado para o mundo online. A grade do curso oferece uma inovação: a flexibilidade na escolha das disciplinas cursadas.

Para Philip Kotler, professor estadunidense considerado o pai do marketing, o conceito de marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. No mundo digital, isso não mudou, mas ampliou suas fronteiras, tornando o marketing mais presente na vida das pessoas.

A experiência da implantação do curso resultou no artigo “A Implantação de um curso EAD 100% flexível: uma análise do curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital Uninter”, escrito pelo professor Achiles Batista Ferreira Junior, que é coordenador dos cursos de Marketing da instituição. O trabalho foi apresentado no último congresso da ABED, em Florianópolis.

A inovação no curso é a oportunidade dada ao aluno para escolher metade da sua grade curricular, adequando o conteúdo à sua região ou à área em que pretende trabalhar. “Então se o aluno está no Macapá, ele escolhe determinadas matérias. Se está no Rio de Janeiro, pode escolher matérias sobre portos, por exemplo”, explica Achiles. Já os outros 50% do curso, de matérias obrigatórias, o aluno pode escolher a ordem em que cursará.

O curso de Tecnologia em Marketing Digital da Uninter é o primeiro curso a distância com essa configuração de 50% de grade fixa e 50% de grade flexível. A proposta do curso foi apresentada no congresso no dia 05 de outubro, terceiro dia do evento, gerando curiosidade e interesse de outras instituições, segundo o professor Achiles.

“Foi uma forma de divulgar o curso e a inovação da Uninter. Esses eventos acabam sendo uma ótima troca de experiências em relação ao ensino a distância. Conhecemos e apresentamos coisas novas”, completa o professor.

Desde junho deste ano, entidades como o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional da Educação (CNE) se organizaram para flexibilizar as grades curriculares de outros cursos. No caso do curso de Direito, houve discussão para adequar os cursos às necessidades de cada região.

Para as Engenharias, o foco está em acrescentar mais conteúdo prático e responder melhor à interdisciplinaridade exigida hoje, afirma Luiz Roberto Curi, presidente do INEP, que presidiu a sessão do CNE que discutiu o assunto em junho.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *