GRUPO FOCAL

Por que alunos resistem a avaliar a instituição?

Existem várias formas de se medir a qualidade do ensino, a satisfação dos alunos e colaboradores e outros aspectos importantes para o funcionamento de uma instituição de ensino superior. Mas a principal delas, conforme determinação do MEC, é a avaliação conduzida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), setor que tem por objetivo coordenar, supervisionar e apoiar as diferentes formas de autoavaliação das instituições de ensino superior (IES).

Na Uninter, a CPA é composta por 13 membros, dentre eles representantes de diferentes segmentos da comunidade acadêmica, como docentes, técnicos administrativos e alunos, além de membros externos, como egressos. Parte fundamental deste trabalho de avaliação da instituição, muitos alunos ainda deixam de responder aos questionários avaliativos, segundo relatórios emitidos pela CPA.

Baseado nestes relatórios, o professor e coordenador do curso de Processos Gerenciais da Uninter, Cláudio Aurélio Hernandes, realizou uma pesquisa exploratória sobre a participação e envolvimento dos alunos nestes processos de avaliação interna realizados pela Comissão Própria de Avaliação. “Fizemos uso da técnica conhecida como focus group (grupo focal), por meio da qual interagimos com os alunos em grupo. Os alunos participantes estudam em cursos presenciais da IES”, comenta o professor.

Após a realização da pesquisa, foram feitos apontamentos que poderão ajudar na melhoria dos processos realizados pela CPA, e foi possível compreender algumas das razões pelas quais nem todos os estudantes participam do processo avaliativo. Entre elas, se destacam: conflito de interesses (estudar versus responder a CPA), falta de tempo para se dedicar a essa atividade, e o desejo de se fazer essa avaliação em sala de aula. Por fim, os dados serão usados como subsídio para aplicação desse estudo no âmbito da educação a distância.

O resultado desta pesquisa foi apresentado por meio de pôster no Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), deste ano. Com foco no estudo, pesquisa e no desenvolvimento da EAD, o encontro aconteceu em Florianópolis durante os dias 3 a 7 de outubro.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *