O desafio de levar dignidade às pessoas em situação de rua

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

As condições das pessoas em situação de rua têm se agravado muito durante a pandemia, que piorou ainda mais os cenários de desigualdade. O impacto social da Covid-19 vem sendo duramente sentido pelos mais necessitados, que sofrem com a falta de emprego, a violência, a perda de renda e até mesmo a insegurança alimentar, condição intensificada pelo aumento da inflação e encarecimento da cesta básica.

O número de pessoas atualmente em situação de rua no país é incerto. Entretanto, estudos do IPEA estimam que há aproximadamente 222 mil brasileiros sem um teto. Dentre as iniciativas que buscam socorrer as famílias vulneráveis, destaca-se a Central Única das Favelas – CUFAS, que é reconhecida nacionalmente pelo trabalho que faz junto às comunidades carentes e em situação de pobreza. A fome precisa ser tratada como uma questão humanitária, e pede urgência, e esse tem sido o foco da CUFAS no período pandêmico.

O governo federal busca definir medidas que atendam a essa população por meio do Plano Nacional para a População em Situação de Rua. Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Fux, presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), autorizou a criação de uma comissão permanente, composta por sociedade civil, órgãos públicos e membros do Poder Judiciário, para elaboração de políticas judiciárias que observem os direitos dessas pessoas em condições de rua e vulnerabilidade.

Na capital paranaense, a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) tem como missão a coordenação e implementação de políticas de assistência social no município desde 1993. Após a integração de vários órgãos municipais que atuavam em diferentes setores de proteção às pessoas vulneráveis, a FAS passou a desenvolver melhores práticas e um processo mais ágil de planejamento para atuação com as questões sociais. Fabiano Vilaruel, presidente da fundação, ressalta sua missão: “Cabe a nós ajudar essas pessoas em situação de rua a conseguirem um emprego e transformar suas vidas, para que possam viver com dignidade”.

Fabiano foi o convidado especial do programa Humanidades – Edição Especial, transmitido em 28.jul.2021 pela Rádio Uninter, que contou também com a presença da supervisora do Núcleo da FAS Matriz de Curitiba, Vanessa Resquetti, e da professora do curso de Serviço Social da Uninter Sandra Silva dos Santos.

Na capital paranaense é realizado o cadastro das pessoas em condição de rua, cujos dados são cruzados com o Cadastro Único do Governo Federal, o que possibilita uma melhor integração, controle e planejamento para oferta de recursos. No período de 12 meses calcula-se que a cidade tenha contabilizado em torno de 1.900 pessoas morando nas ruas, sendo que 68% delas se concentram no Centro da cidade, destaca Fabiano.

Tráfico de drogas, consumo de álcool e transtornos mentais ainda são fatores determinantes para a recusa dessas pessoas ao serviço de acolhimento. A FAS tem intensificado as abordagens, mas ainda assim entre 15 e 40 pessoas recusam diariamente o convite para passar a noite no abrigo.

Com a chegada do inverno, as condições de saúde das pessoas em situação de rua tendem a piorar, colocando suas vidas em risco. “Criamos um plano de emergência para os dias frios em Curitiba, dando oportunidade a todas as pessoas em condições de rua para se abrigarem”, ressalta Fabiano. Foram realizados ajustes nos albergues para expansão e o acolhimento de mais de 2.000 mil pessoas por dia, intensificando assim as abordagens sociais, oferecendo abrigo e proteção nas chamadas casas de passagem. Através do serviço Mesa Solidária são oferecidas refeições para os mais necessitados.

“Os educadores e profissionais de serviço social da FAS necessitaram se reinventar na pandemia, ou seja, buscamos qualificar o serviço através de capacitação para atender à população de rua, obtendo assim um vínculo com a saúde, identificando agilmente problemas que necessitem de maiores cuidados”, destaca a supervisora Vanessa Resquetti.

O trabalho desenvolvido vai muito além do auxílio momentâneo, que oferece abrigo, alimentação e cuidados médicos. A FAS também realiza o encaminhamento profissional e habitacional, trabalhando em rede com as demais políticas públicas de desenvolvimento humano, na busca pela reinserção dessas pessoas na sociedade.

Toda a rede de proteção e serviço desenvolvido pela Fundação de Ação Social de Curitiba – FAS, postos de atendimento, serviços de Mesa Solidária, bem como demais informações para auxílio a essas pessoas podem ser encontradas clicando aqui.

Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Denniz Futalan/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *