CREA destaca volume de ARTs emitidas por egressos da Uninter

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

A Uninter atingiu mais uma marca significativa que foi recentemente destacada pelo Crea-PR: ao todo, foram computados quase três mil registros de atividades técnicas por profissionais egressos da instituição de ensino, desde 2020. “A marca de 2.835 ARTs, desde 2020, de profissionais egressos da Uninter, somente vem a comprovar o reconhecimento do mercado de trabalho com os formandos de engenharias e outros cursos de tecnologia da nossa instituição”, destaca o coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial e de Mecatrônica Automotiva, Nelson Tadeu Galvão de Oliveira.

Trata-se de um reconhecimento de uma entidade tão representativa como o Crea. “Esses números estão a comprovar que os profissionais de cursos presenciais e principalmente da educação a distância foram absorvidos pelo mercado e estão executando projetos e atividades profissionais de relevância, assumindo as devidas responsabilidades técnicas sobre os mesmos. Formação superior com seriedade e qualidade, independente da modalidade desenvolvida, sempre terá o reconhecimento do mercado e da sociedade, e  nossos egressos estão aí para comprovar esse fato e ajudar o desenvolvimento do país”, afirma o coordenador.

O que faz o Crea/Confea?

Crea é uma sigla que significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Todos os estados brasileiros têm a sua representação do Crea. A entidade busca transmitir orientações e exercer a fiscalização dos profissionais de áreas tecnológicas. Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia são áreas regularizadas pelo Crea.

Os Creas, como o próprio nome diz, são reguladores de âmbito estadual, braços regionais do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que é a instância mais alta a que um profissional da área pode recorrer no âmbito federal.

O que é uma ART?

O Crea exerce suas atividades de fiscalização através da Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), que é também sua principal fonte de renda. A Lei nº 6.496/77 determina a obrigatoriedade do uso da ART. Este é um documento que define, de acordo com a lei, as responsabilidades por uma atividade técnica dentro das profissões englobadas no Sistema CONFEA. Qualquer contrato para execução de obra ou prestação de serviço de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, assim como trabalhar em qualquer cargo ou função em que seja necessária habilitação legal e conhecimentos técnicos, exige uma ART.

Conforme explica o site do Crea, o registro da ART garante benefícios ao profissional e ao consumidor, pois formaliza questões técnicas, assegurando o compromisso e a qualidade dos serviços prestados. “Para o consumidor, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados. Em casos de sinistros, identifica individualmente os responsáveis, auxiliando na confrontação das responsabilidades junto ao Poder Público”.

O profissional deve registrar a ART antes de começar o trabalho, diretamente no Crea da região onde o serviço será realizado. Os custos variam de R$ 88,00 a R$ 240,00, dependendo do valor do contrato.

Confira mais informações sobre os cursos de Engenharias e Tecnologias da Uninter clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Fabian Kragenings/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *