ENFOC 2018

O Brasil se encontra no grande evento de fomento à pesquisa

Mais de mil pesquisadores de várias regiões do Brasil se encontraram nos dias 9 e 10 de novembro, em Curitiba, numa celebração à pesquisa científica. O XIV ENFOC – Encontro de Iniciação Científica, XIII Fórum Científico e V Seminário PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência reuniu professores e estudantes nas modalidades presencial e a distância. Ao todo, 489 trabalhos foram apresentados durante os dois dias do evento, realizado no campus Garcez da Uninter, em Curitiba.

Organizado pela Uninter, o evento contou com a participação de pesquisadores de várias outras instituições de ensino superior do país. Os participantes tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos científicos por meio de apresentações orais e pela exposição de pôsteres. Além disso, realizaram oficinas especialmente preparadas para a área acadêmica, e puderam aproveitar o ambiente para a troca de conhecimentos e experiências. Para quem pensou que a distância seria um obstáculo na hora de apresentar, se enganou.

Há décadas a Uninter investe em metodologias de ensino para aprimorar a educação a distância, promovendo um ensino de qualidade para os mais de 210 mil alunos espalhados pelo Brasil. E a pesquisa também é parte deste investimento: nesta edição do Enfoc, 84 trabalhos científicos foram apresentados a distância, via Skype e Whatsapp, dando aos alunos e tutores de EAD a oportunidade de participar deste grande evento científico.

Além disso, as palestras tiveram transmissão ao vivo no canal do YouTube do Grupo Uninter, e agora podem ser assistidas clicando aqui.

A coordenadora da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, professora Desiré Luciane Dominschek, destaca o encontro como uma forma de mostrar o poder transformador dos trabalhos científicos. “O evento ainda possibilita a interação entre as áreas e os vários níveis de pesquisa desenvolvidos na instituição, pois temos pesquisas desde a iniciação científica, pesquisas da pós-graduação lato sensu e também de alunos do mestrado”, explica.

Em 20 anos, o Brasil saltou da 24° para a 17° colocação dos países que mais produzem pesquisa científica no mundo, um resultado expressivo na qualificação de novos pesquisadores. “Estamos vivendo um momento importante, em que o desenvolvimento da iniciação científica nas instituições de ensino é primordial para a produção de conhecimento”, completa a coordenadora.

Um exemplo de como a inserção de alunos de graduação no mundo da pesquisa é essencial para a formação acadêmica pode ser visto no caso da aluna Larissa Roberta Borges, do curso de Ciência Política da Uninter. Larissa apresentou o trabalho intitulado “Agenda de Decisão da Câmara dos Deputados na 55° legislatura: o racismo enquanto problema encaminhado ao político”.

Ela analisou os projetos voltados à população negra, classificando os que foram aprovados e os que foram rejeitados. “Durante a pesquisa, foi observado que nenhuma medida proposta pelos políticos foi aprovada ou citada no plenário. Isso mostra que os legisladores não estão interessados na temática, sabendo que 54% da população do Brasil é negra”, diz a estudante.

 O ENFOC

Realizado desde 2005, o evento científico tem como objetivo apresentar trabalhos de pesquisadores da Uninter e de outras instituições do Brasil, tanto na modalidade a distância quanto presencial, valorizando a prática da pesquisa científica.

O encontro promove a interdisciplinaridade e organiza grupos de trabalho em Meio Ambiente, Saúde, Sustentabilidade, Educação, Gestão, Política e Jurídica, promovendo o compartilhamento de novas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski - Estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *