ENFOC 2018

Não tem distância que separe Ana e Ozeli do amor pela pesquisa

A 14ª edição do Encontro de Iniciação Científica (ENFOC), que ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro no campus Garcez da Uninter, reuniu mais de mil pesquisadores em Curitiba. Entre as diversas mesas de debates, palestras, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa, alunos de cursos presenciais e de educação a distância (EAD) puderam vivenciar um rico ambiente de troca de conhecimentos.

A distância não foi um problema para duas estudantes do curso de Ciência Política (EAD) da Uninter que participaram do Enfoc deste ano. Ana Lúcia Coeli Silva viajou os 900 km entre Uberaba (MG) e Curitiba. Já Ozeli Oliveira dos Santos venceu os 3 mil km que separam Teresina (PI) da capital paranaense. Elas vieram apresentar suas pesquisas a convite da professora Audren Azolin.

Em sua primeira participação no Enfoc, Ozeli foi motivada pelo desejo de conhecer o campus de Curitiba e pela oportunidade de encontrar outros profissionais da sua área. “O impacto do evento foi o melhor possível, fui bem recebida por todos. Essa interação me deixou mais confiante e confirmou o quanto é séria essa instituição”, comentou.

Participante do Nupp-Cipol (Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política), Ozeli apresentou o trabalho “O Movimento de Mulheres Negras no Brasil nas Décadas de 70 e 80”. A impressão foi das melhores. “O Enfoc é riquíssimo, fiquei muito feliz de ver de perto o quanto a Uninter se preocupa com a pesquisa acadêmica, que é o que mais me atrai na graduação”, disse.

Ana Lúcia Coeli Silva também é participante do Nupp-Cipol e apresentou o trabalho intitulado “Ambiente Político-institucional Para Pessoa em Situação de Rua: Agenda de Decisão da Câmara dos Deputados (2015-2018)”. Para ela, muitos horizontes se abriram ao se envolver com a pesquisa. “Eu não tinha muitas perspectivas de mercado para o cientista político. Foi quando surgiu a oportunidade de um processo seletivo para o Núcleo de Pesquisa, com a professora Audren. Ela me mostrou várias possibilidades de atuação na área”, disse Ana.

A mineira ainda comentou que teve a percepção da importância da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade, o que não havia ocorrido com sua participação a distância. E sua vontade de participar só aumentou. “Pretendo voltar ano que vem. Dessa vez virei melhor preparada e espero dar uma maior contribuição”, completou.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *