PESQUISA

E o “Oscar” do Enfoc 2018 vai para…

No ensino superior, desenvolver a capacidade de pesquisar é uma habilidade essencial. Um tema estudado em um programa de iniciação científica, por exemplo, pode virar um ótimo trabalho de TCC, abrir portas para a atuação profissional e até mesmo garantir a entrada no mestrado. Claro, todos esses exemplos são de resultados que se conquistam a longo prazo. Por isso é tão importante reconhecer as pequenas vitórias que vão acontecendo no meio do caminho.

Pensando nisso, a Comissão de Pesquisa da Uninter promoveu, no dia 30 de novembro, a entrega dos certificados de menção honrosa aos trabalhos que se destacaram na última edição do ENFOC. O certificado serviu para homenagear aqueles pesquisadores que foram um pouco além. “Não é questão de ranking ou de melhores, mas de reconhecer a proporção, profundidade e a originalidade de uma pesquisa, e o quanto os alunos e professores se dedicaram a isso”, comentou sobre a razão do evento a professora Desire Dominschek, coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter.

Os pesquisadores indicados para a menção foram escolhidos durante as apresentações, conforme as anotações de cada coordenador de sessão, que pontuaram os quesitos dispostos na ficha de avaliação. Mesmo que o pesquisador tirasse nota máxima em sua apresentação, se não recebesse a indicação para a menção, ele não a ganharia.

Um dos trabalhos premiados foi “Agenda de decisão da Câmara dos Deputados na 55ª Legislatura: O Racismo Enquanto Problema Encaminhado ao Sistema Político”. Larissa Borges, a autora, é estudante de Ciência Política na Uninter. “O trabalho é devido ao fato de minha família ter uma grande apresentação negra, e eu sou branca, por isso pensei em fazer a pesquisa falando sobre o racismo que eu não sofro. Esse trabalho é muito baseado na perspectiva deles, no que eles podem me trazer e o que eu posso aplicar deles no meu curso”, comentou ela.

No total, foram 87 trabalhos reconhecidos, entre presenciais e EAD, apresentações orais e pôsteres. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do campus Tiradentes, conduzida pela professora e pesquisadora Desire Dominschek e pelos coordenadores de grupos de trabalho. Desire comentou que a menção honrosa tem bastante peso no currículo Lattes, e pode ser um diferencial na vida acadêmica dos estudantes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *