EDUCAÇÃO

Primavera marca encontro de pesquisa

Foi com uma metáfora ao renascimento proporcionado pela primavera que a coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, Siderly Almeida, marcou a abertura do I Encontro do Grupo de Pesquisa de Ciência, Tecnologia e Interculturalidade na Educação, realizado no Campus Divina da Uninter, no dia 28 de setembro.

O encontro se deu em ritmo de primavera, também considerada tempo para renovação pessoal. “É chegada a primavera! É o despertar da natureza que sai de seu repouso de inverno e traz um renascer, uma renovação que invade a vida vegetal e animal. Para nós, humanos, também é tempo de recarregar energias, absorver a força da natureza, revigorar e rejuvenescer”, Siderly recitou as palavras de Rose Aielo Blanco.

Também presente, o reitor Benhur Gaio falou sobre a importância da pesquisa e de buscarmos sempre melhorar a nós mesmos, desenvolvendo nosso potencial como profissionais. Ele deu dicas para as pessoas que estão em busca de doutoramento.

“Pensem em ter moeda de troca profissional por suas competências, principalmente na questão do conhecimento e da habilidade, que é colocar em prática e fazer acontecer onde vocês estão e propor coisas novas, aliando tudo isso à questão de valores e da inteligência emocional”, disse ele, falando também sobre a importância de desenvolver algo concreto que seja possível de aplicar no dia a dia.

De acordo com Benhur, é essencial criar algo que gere novos resultados. É importante buscar orientadores que possam auxiliar nessa questão, melhorando assim sua aplicação profissional. “Minha concepção sempre foi de que precisamos nos qualificar cada vez mais. Nosso pedido às coordenações e professores é de que vocês sempre recebam o melhor direcionamento para poderem produzir resultados qualificativos”, afirma.

Siderly associou a fala do reitor com a primavera, pois o conhecimento se desenvolve e cresce a cada dia, mas no período de fertilidade isso é ainda mais forte. “Nós somos provocados e acordamos mais felizes na primavera, com mais vontade. Olhar o céu azul é muito bom, muito mais gostoso que em dias nublados, e foi pensando nisso que nós fizemos o tema do nosso encontro como o Rito de Ostara”, explica.

O evento também contou com a apresentação da dançarina India Nara de Ramos, que dá aulas particulares de dança do ventre. Com cores e pétalas de rosa, India interagiu com os participantes por meio da dança.

Quem esteve presente pode ainda aprender um pouco mais sobre os asteroides que passam em órbitas próximas à Terra, sobre Segurança Planetária (professores Germano e Jania Duha), sobre Sustentabilidade e Educação Ambiental (professores Mario Alencastro e Maria Cristina Borges da Silva) e ainda sobre Educação e Direitos Humanos (professores Marcia Oliveira e Leandro Gorsdorf).

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Valéria Alves - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *